Oi, genteee! Essa é a continuação do post sobre as pequenas virtudes com mais 7 que você pode se dedicar para adquirir. Se você ainda não viu a primeira parte com outras 6 virtudes, é só clicar aqui!
Apesar de serem bem simples, elas precisam de bastante dedicação e atenção da nossa parte para colocá-las em prática, pois muitas vezes elas aparentam ser pequenos detalhes nas nossas vidas; e o segredo para vivê-las bem é justamente esse, ter sempre diante de si que é somente na soma dos pequenos detalhes bem vividos no dia a dia que nós podemos ir forjando uma personalidade madura e bem estimada.
7- A virtude do bom humor: É o guardião da alegria e da esperança! A virtude do bom humor consiste em sabermos considerar o bem que há em todas as coisas e não nos deixemos hipnotizar pelas dificuldades.
8- A virtude da benevolência: Ela ajuda-nos a fazer juízos repletos de caridade, ou até mesmo formar antecipadamente um juízo favorável dos outros. É necessário distinguir entre espírito crítico (que nos ajuda diferenciar o verdadeiro do falso) e espírito de crítica (o que nos faz ficar farejando o mal em tudo e todos).
9- A virtude da economia: Consiste em esforçar-se por não desperdiçar nada e por utilizar todas as coisas do melhor modo possível, valorizando-as. Podemos, porém, ser generosos e ao mesmo tempo econômicos, ela não deve se confundir com mesquinhez.
10- A virtude da pontualidade: O cuidado e a precisão revela pessoas pontuais, que em cada momento fazem o que deve ser feito. O tempo não pode ser recuperado e, ao fazer os outros o perderem, somos egoístas. Por isso, façamos render o tempo que nos pertence.
11- A virtude da diligência: Ter interesse em executar bem as tarefas, fazer bem todas as coisas. O descanso não é ausência de ação: cabe ao homem embelezar o universo sempre. Que loucura é perder o tempo, quando o tempo nos foi dado para fazer alguma coisa.
12- A virtude da paciência: Basta uma chama muito pequena para provocar grandes incêndios. A impaciência deve ser apagada desde os pequenos indícios e a paciência deve ser usada nos pequenos incidentes da vida cotidiana!
13- A virtude da perseverança: Todas as virtudes já ditas precisam de uma em comum: constância, ou melhor, perseverança. Os grandes planos não se realizam de um dia para o outro, mas perseverar não significa não cair nunca, mas levantar-se sempre.
Eu sei que parece muita coisa para colocar em prática logo de uma vez, uma boa dica é memorizar todas, o que cada uma significa, e sempre no final do dia lembrar das ocasiões em que elas poderiam ser aplicadas, onde não foram, ou melhor aplicadas; sem se cobrar excessivamente, com humildade e tendo em mente que você está construindo algo bom dentro de si, e que tudo aquilo que é bom, demanda esforço e tempo para ficar pronto.
Essas pequenas virtudes foram tiradas do livro “As pequenas virtudes do lar”. E no Clube da Autoestima temos duas aulas só sobre elas, onde nos aprofundamos muito, além do material complementar com exercícios e desafios disponíveis! Um beijo, fica com Deus e até mais.
Oi, genteee! Eu amo falar sobre rotina, produtividade, organização, sobre não procrastinar, aproveitar melhor o nosso tempo, e eu vejo o quanto isso afeta a […]
Amei a reflexão. As vezes vivemos tão no automático que não paramos para observar o que estamos fazendo ou o porquê estamos fazendo daquela maneira. Quero me tornar uma mulher virtuosa e preciso me atentar mais a essas coisas.