11 de março de 2022
/

O que é e como combater o perfeccionismo?

Oi, genteee! Hoje eu vim falar sobre um tema que se você não sofre com isso, já sofreu em algum momento: o perfeccionismo. Muita gente se diz perfeccionista como se fosse uma qualidade, outras já sofrem muito com isso, e acabam ficando com a autoestima baixa, já algumas pessoas paralisam na vida devido ao perfeccionismo, tornam-se medrosas, nunca acham que algo está bom, nunca se sentem prontas.

O QUE É PERFECCIONISMO?

É o desejo de realizar todas as tarefas de modo perfeito, não sendo admitidos erros ou resultados pouco satisfatórios para o seu padrão. Ou seja, a pessoa perfeccionista normalmente possui alto padrão de cobrança sobre si e sobre os outros, ou ela torna-se medrosa, paralisando diante das situações e pessoas. Outra característica é preocupar-se demasiadamente com o futuro, sem viver bem o presente, vivem tentando controlar tudo, para que tudo saia de modo “perfeito”, e acabam não vivendo da melhor forma.

O perfeccionismo pode disfarçar-se de dedicação, de cuidado, de zelo, de esmero… Mas ele é bem diferente de dedicação, de ser detalhista, de buscar o melhor. A pessoa que é dedicada não se inquieta se não sair tudo perfeito, mas se tranquiliza ao ver que fez o melhor que podia fazer no momento. A pessoa perfeccionista limita-se a cumprir os seus deveres pelo medo de errar. Mas, sem perceber, ela já está errando.

PERFECCIONISMO NA PRÁTICA:

Perfeccionismo no trabalho: Muitas vezes eu, Ana Lídia, tinha mais medo de errar e fracassar no que desejo de ajudar os outros. Precisamos exercitar o amor, a caridade, o serviço.

Perfeccionismo na vida cristã: “Mais do que procurar a perfeição do amor de Deus, procura uma perfeição que ela mesma possa comprovar e apalpar. Tem mais medo de errar e fracassar do que desejo de agradar a Deus. Esforça-se continuamente por acumular méritos, sem considerar que Deus não nos ama por que o mereçamos, mas porque Ele é bom.” A nossa vida é como um sabonete, que quanto mais se usa, mais se gasta. É como uma vela que queima no altar, quanto mais ilumina, mais se gasta. Não podemos nos paralisar e nos poupar.

Perfeccionismo e o medo do que os outros vão pensar: Muitas pessoas paralisam por “perfeccionismo”, por não se acharem prontas, por acharem que ainda não está bom o suficiente… Mas no fundo é um medo do julgamento alheio, medo do que vão pensar ou falar. Lembremos sempre: que soberba é essa de achar que um dia eu iria ser perfeita e agradar todo mundo? Nós não somos o centro do mundo.

COMO COMBATER O PERFECCIONISMO?

Buscando a perfeição verdadeira, e não o orgulho, a soberba, a vaidade e o perfeccionismo. Nas primeiras aulas do Clube da Autoestima, quando eu expliquei sobre autoestima, falei que para termos autoestima, precisamos buscar alcançar coisas que sejam realmente estimáveis. Precisamos ir até a fonte das virtudes, até a fonte da Bondade, até a fonte da Perfeição… E não o contrário. Precisamos parar de achar que nós somos a fonte da bondade e da perfeição.

Nossa perfeição não consiste em fazer coisas extraordinárias, mas em executar bem as ordinárias. “Quem não pode fazer grande coisa, faça ao menos o que estiver na medida de suas forças; certamente não ficará sem recompensa. A perfeição não consiste na multiplicidade das coisas feitas, mas no fato de serem bem feitas.”

Esses trechos foram retirados da aula sobre como lidar com o perfeccionismo do Clube da Autoestima. Caso queira se aprofundar mais no assunto é só clicar aqui. Um beijo, fica com Deus e até a próxima.

Leia também...
Deixe seu Comentário