11 de fevereiro de 2021
/

Estilo vintage: inspire-se para montar looks!

Oi, genteee! Hoje eu resolvi trazer pra vocês um post com muitas dicas e inspirações do estilo vintage. Vocês sabem que eu amo vários elementos desse estilo, como as saias midi, boinas e lenços, e não podia deixar de trazer isso pra cá! Começo dizendo que o estilo vintage tem várias nuances dentro dele mesmo, exatamente porque representa a moda de várias épocas diferentes, e por não dar pra trazer tudo, eu resolvi trazer as referências que eu mais gosto e que combinam comigo. Ah, uma coisa interessante desse estilo é que ele não é representado pelas peças sozinhas e isoladas, mas sim por duas ou mais que quando combinadas entre si, formam combinações vintages, entende? Ou seja, para montar um look vintage é necessário mais do que uma peça que tenham as características que eu vou te contar. Bora lá?!

Vestido e saia em linha A: Modelagem em linha “A” nada mais é do que as modelagens que fazem as saias e vestidos terem um caimento que imita um “A”, como as evasês e godês que são mais justas na cintura e vão abrindo na diagonal até a barra. A cintura marcada também é uma marca registrada e você pode enfatizar isso com o uso de cinto, por exemplo. A marcação pode ser feita no quadril também, foi muito usado assim na década de 1920, como o vestido poá azul e branco da duquesa Kate, mas isso não é tão comum e amado quanto a cintura alta! Se você gosta de saias midi assim como eu, essa é uma ótima forma de começar a montar looks vintages, as saias e vestidos em si já trazem esse ar mais clássico, atemporal e feminino, exatamente porque até 100 anos atrás eram as únicas peças usadas pelas mulheres.

• Cardigã: Para as que gostam desse estilo de roupas, o cardigã é essencial! No lugar das jaquetas, blazeres e até dos casacões, o cardigã é o preferidinho. Geralmente possuem botões frontais e são usados abertos, mas não é uma regra, viu?! As cores variam muito, existe uma infinidade delas, desde os tons mais clarinhos, passando pelos vibrantes até chegar nos escuros! Além disso, eles podem conter desenhos e texturas diferentes, o que dá um super UP no look. Ah, tem dos fininhos para os dias mais frescos e tem os de lã grossa para os dias frios. O legal é que combina com várias peças e looks diferentes, pode ser usado com calça, macacão, vestido e saia… E com certeza tem um que combina com você!

• Golinha: Elas são marca registrada desse estilo e existem tantos tipos diferentes que se torna quase incontável! Tem as tradicionais golas de camisa, mais retas e pontudas, as golas vitorianas que são como babados voltados para cima, a gola laço que voltou à moda com muita força e tem também a golinha peter pan, aquelas redondinhas estilo boneca, sabe? Uma coisa muito interessante é que mesmo quando se usa o mesmo modelo de gola, por exemplo a reta, ao mudar o tecido, a cor, ou até quando adiciona bordados e texturas torna uma completamente diferente da outra, dando um ar de exclusividade e criatividade!

• Sapato: Existem dois tipos que são os mais usados, os sapatos boneca e os sapatos masculinos. O primeiro se assemelha a uma sandália fechada e vem sempre com detalhes diferentes, laços e as vezes salto, o segundo tipo inclui o oxford e loafer, geralmente são de bico arredondado com uma leve ponta afunilada e podem possuir ou não salto grosso de vários tamanhos. E a cor mais comum é o marrom, mas tem em preto, vermelho, rosinha, amarelo, etc. Ou seja, os sapatos desse estilo variam entre dois extremos, um com cara de sapato masculino e o outro com cara de boneca. Me conta nos comentários qual deles foi o seu favorito.

• Acessórios: Eles são riquíssimos em detalhes e variedade, vão desde as boinas, echarpes, pachminas e luvas para o inverno, até os chapéus e lenços para o verão. Um é mais lindo do que o outro e existe uma infinidade de cortes e estampas. Quando você pega as referencias que eu comentei ali em cima e usa os acessórios como arremate desse look, fica ainda mais lindo!

• Cores e estampas: As mais comuns para esse estilo variam entre os tons pastéis que são as cores em tons bem clarinhos, como o rosa, azul, amarelo, lilás, verde e etc. E os tons terrosos que são escuros, podendo ser intensos ou opacos, como o caramelo, mostarda, marrom em vários tons diferentes, vinho, verde e etc. Já nas estampas temos o clássico poá em vários tamanhos, os florais desde os pequenininhos e juntos até os largos e separados, os xadrezes são muito utilizados em tons terrosos e tem também as listras. Nas inspirações anteriores você consegue ver ainda melhor a variedade de cores e estampas que esse estilo possui. 

Você deve ter percebido que todas as inspirações tinham duas ou mais peças características desse estilo, né?! Alguns chegam até a conter todas elas. Agora, se você não usaria tudo isso junto, vale implementar dois deles nos seus looks trazendo pitadas desse estilo vintage de forma mais natural e elegante. Me conta nos comentários qual foi o seu elemento favorito! Um beijo, fica com Deus e até a próxima.

Leia também...
Deixe seu Comentário