Sempre quando vamos tentar definir qual é o nosso tipo de cabelo, acabamos bem perdidas. Porque pode parecer até fácil conseguir diferenciar cabelos crespos, cacheados e ondulados, mas não é tanto assim, ainda mais se colocamos números e letras no meio, né? Por isso, fiz esse post para tentar ajudar vocês nessa definição.
Saber qual o tipo do seu cabelo é útil para entender as características e necessidades de cada fio, o que facilita no cuidado diário, maaaaaaas não precisa ficar doida pra tentar definir apenas um tipo de curvatura, viu? Os nossos cabelos misturam mais de um tipo da tabela, afinal, cada cabelo é único. Então, não se preocupe se o seu cabelo não está 100% representado nas tabelas abaixo, esse é só um guia para te auxiliar na busca para os melhores tratamentos para os fios. Você só vai saber o que realmente funciona quando começar a testar!
Muitas de vocês já devem ter visto essa tabela acima, né? O cabelo liso não possui curvatura, então é basicamente o mesmo para 1A, 2A e 3A, o que vai diferenciar é mesmo a grossura do fio (o 1A é o mais fino e o 3A é o mais grosso). Mas, nesse post, me dediquei a trazer fotos que possam facilitar para vocês identificarem as curvaturas dos seus cabelos, então, vocês vão encontrar os cachos mais abertos desde os ondulados até os mais fechadinhos, como os crespos.
E, antes de qualquer coisa, é preciso entender que todo cabelo é lindo, independente da sua curvatura. Não deixe que ninguém te diga o contrário ou te faça sentir menos bonita por causa dos seus fios. O que precisa mudar é o preconceito das pessoas, não o seu cabelo. 😉 Dito isso, vamos lá?
Os tipos 4 de cabelo são os cabelos crespos ou afro, que têm a estrutura mais fechada de todos, assim, a oleosidade natural do cabelo não consegue percorrer todo o fio. Eles fazem um volumão lindo, mas podem ser bem frágeis, por isso, o ideal é se atentar bastante às hidratações e umectações.
Tipos de 4: • 4A: bem enroladinho desde a raiz, têm bastante volume e a espessura do cacho é mais ou menos do tamanho de um lápis. • 4B: o cacho é como o 4A, só que mais fechadinho. • 4C: têm uma estrutura mais frisada e o fio parece ter um formato tipo ziguezague. É o mais frágil dos três e pode quebrar fácil, então vale a pena caprichar no tratamento!
O que usar: os melhores amigos desse tipo de cabelo são os óleos e manteigas vegetais, como os de coco, azeite de oliva, abacate, karité e murumuru, por exemplo. Esses produtinhos deixam o seu cabelo mais hidratado e macio e ainda mais brilhoso.
Os tipos 3 de cabelo são os cabelos cacheados, que possuem uma curvatura mais aberta. Ainda assim, a oleosidade natural do couro cabeludo não chega toda até o final dos fios, então ele pode também ficar um pouco ressecado. O bom é que a hidratação e a nutrição com uma certa frequência ajuda a resolver!
Tipos de 3: • 3A: cachos mais largos que, com o crescimento, podem acabar pesando e deixando a raiz mais lisa. • 3B: cachos mais fechados por toda a extensão do cabelo, com raiz ondulada. • 3C: cachos com as espirais mais fechadas e definidas.
O que usar: se você é fã de volumão, pode investir num pente garfo para deixá-lo ainda mais bonito e se você é mesmo fã de definição, vale fazer uma finalização de fitagem ou dedoliss.
Os do tipo 2 são os ondulados, que formam curvas leves em forma de S e que podem ficar bastante oleosos com o passar dos dias. Esse tipo de curvatura também precisa de cuidados, porque, assim como os outros, pode ficar com uma aparência de ressecado.
Tipos de 2: • 2A: ondas bem abertas, com raiz totalmente lisa. • 2B: criam ondas mais visíveis do que o anterior. • 2C: começam a criar algum tipo de cacho, mantendo o formato em S mais definido.
O que usar: é bom ficar de olho na quantidade de produto que você for colocar no cabelo. Cremes e óleos são bem-vindos, mas só do comprimento até as pontas e em quantidade reduzida para não pesar o cabelo e ficar com aparência de “empapado”. Caso você queira mais definição, vale a pena experimentar mousse, gel ou spray fixador no cabelo.
Descobriu qual o tipo de curvatura do seu cabelo? Me conta aqui nos comentários!
Oi, genteee! Quando estamos em transição ouvimos muitas coisas das pessoas, mas já parou para pensar que podem não ser verdade? Por isso, resolvi trazer […]