2 de março de 2023
/

Dicas para perder o medo de ser criticada

Oi, gente! Se você é daquele tipo de pessoa que se importa muito com o que os outros pensam ou falam sobre você, se deixa de fazer algo por ter medo de receber críticas, esse artigo é especialmente para você. Reuni 10 dicas que aprendi sobre isso e que mudaram a minha vida, porque todos os dias é preciso lutar contra as fraquezas e esse medo de ser criticada é uma delas. Bora lá!

1- Se conheça: O autoconhecimento é fundamental para você lidar melhor com as críticas. És o que és, você não é melhor porque te elogiam e não é pior porque te criticam, você é o que você é. O que as pessoas estão falando não importa tanto, o julgamento humano é muito instável, pode ser que em um momento estejam nos elogiando e em outro criticando, e pode ser que aquilo seja verdade ou não, e é somente através do autoconhecimento que você saberá. Quem eu tenho sido? Você precisa buscar ser melhor, porque senão as críticas serão verdadeiras.

2- Não se apegue aos elogios: Isso é algo que não costumam dizer em relação às críticas, mas se você se apega muito aos elogios, quando vier uma crítica, o seu mundo vai desmoronar. Pode ser que hoje me elogiem por esse artigo, mas pode ser que na semana que vem essas mesmas pessoas me critiquem por outro artigo que elas discordam, e pode ser que essas críticas não sejam verdade, e o que adiantou eu ficar me baseando de acordo com o que os outros falam de mim? Seja gentil, agradeça, mas não se apegue, você sabe os seus defeitos e misérias.

3- Reconheça seus defeitos e lute contra eles: Se você faz exame de consciência todos os dias e reconhece seus defeitos e falhas, vai saber filtrar as críticas que chegam, vai saber reconhecer se aquilo é verdade ou não, assim isso não vai te afetar tanto. “Ninguém ofende quem já está ofendido”, se já sei quais são os meus defeitos, vou reconhecer para mim mesma que tenho, mas que estou buscando ser melhor e em algum dia pode ser que eu vença. Reconhecer nossos defeitos nos ajuda muito no processo de amadurecimento.

4- Você não é o centro do mundo: Ouvir isso dói, mas é uma verdade que liberta. Você reconhece que as coisas não giram em torno de você, que não estão pensando e falando o tempo todo em você. Às vezes você se torna tímida e insegura com medo do que os outros estão pensando, mas a realidade é que gastam 0,0001% do tempo delas pensando algo sobre você, se é que fazem isso. Você não é tão importante assim, nesse sentido. No fundo, esse medo é porque somos egoístas e soberbos, queremos ser o centro das atenções, queremos ser amadas e valorizadas, mesmo sem perceber.

5- As pessoas sempre vão criticar: Não importa o que você faça, se você faz de um jeito agora ou de outro completamente diferente, vai ter gente para criticar, por exemplo, você está com o cabelo comprido e alguém fala “nossa, por que você não corta o seu cabelo?” aí você corta e chega outra pessoa “nossa, por que você cortou o cabelo?”. A vida é isso, sempre vai ter alguém para falar algo, e se você tentar viver sempre se adequar a expectativa das pessoas, vai viver uma vida infeliz e vazia.

6- Saiba filtrar as críticas: Se a pessoa que está te criticando não te conhece de verdade, não sabe sobre sua vida, não quer o seu bem, não dá para você levar em conta aquela crítica. Você precisa pensar: ela me conhece, tem os mesmos valores que eu, etc. Outra coisa é a crítica construtiva, ela é só construtiva se a pessoa te dá uma solução para o problema, se ela só fala mal e ainda diz que aquilo é uma crítica construtiva, não é, saiba diferenciar.

7- Não dê brechas:  Tem pessoas que recebem muitos pitacos e críticas, mas elas abrem muito a sua vida, contam as decisões que vão tomar, elas estão pedindo opinião e não estão percebendo. Eu sei que tem pessoas inconvenientes e dão pitaco mesmo sem serem solicitadas, às vezes você só está compartilhando. Mas tenha esse zelo de perceber se você não está abrindo muito, por exemplo, recebo mensagens de mulheres dizendo que são criticadas quando falam que querem ter mais um filhos, e por que você fica falando? As pessoas acham que quando você está falando é porque quer uma opinião. Não precisa mentir, se te perguntar você fala, mas se você quer falar sem ser perguntada, saiba que podem vir críticas e se você não está disposta a ouvir, é melhor que você nem fale.

8- Transmita confiança: Essa tem bastante ligação com a dica anterior, às vezes recebemos muita crítica porque as pessoas estão vendo em nós uma certa insegurança, parece que não estamos convictas de quem somos, dos nossos valores, das nossas decisões, então quando você for falar algo ou até viver a vida, viva com confiança, com alegria, assim as pessoas não vão ver tanta insegurança em você e não vão ficar dando pitacos e opiniões. Falo isso por mim, quando eu era muito insegura, recebia mais opinião, é como se a sua cara de insegura pedisse uma opinião, e uma coisa que pode te ajudar nisso é você aprender a tomar suas próprias decisões sem ficar se preocupando com a opinião alheia, clica aqui e adquira o meu e-book “Como tomar suas próprias decisões”.

9- Quem se poupa, se perde: A pessoa que se preocupa tanto com a sua reputação se assemelha àquela que toma medicamento o tempo todo achando que está preservando a sua saúde, quando na verdade ela está prejudicando tomando remédios desnecessários, então às vezes estamos tão preocupadas querendo preservar a nossa imagem que acabamos estragando, manchando, porque não nos tornamos autênticas, ficamos tão travadas que nos tornamos falsas e vazias. Entenda, você tem muito mais a construir do que preservar, não tenha medo de ser quem você é, de viver a sua vida e seus valores por medo do que vão pensar da sua reputação e da sua imagem. Outra coisa, sempre pense que ao tentar se poupar demais, você deixa de ajudar outras pessoas. Se eu tivesse parado de criar conteúdo por medo das críticas, eu jamais iria ajudar tantas pessoas.

10- Pare (agora) de falar mal dos outros: Se você está se afetando demais por medo da língua dos maledicentes, talvez você também esteja sendo uma pessoa assim. A partir de hoje, corte pela raiz esse mal de fofoca, de maledicência, não quero isso para a sua vida. Proponho esse exercício para você de deixar de falar mal até nas pequenas coisas, até quando você acha que aquele comentário faz sentido, se não for algo necessário, não fale. Ao tirar esse mal da sua vida, você verá o quanto vai lidar melhor com as críticas.

Me conta aqui nos comentários qual dessas dicas você já coloca em prática e qual precisa começar a colocar. Um beijo fica com Deus e até a próxima!

Leia também...
Deixe seu Comentário