Oi, genteee! Eu amo falar sobre rotina, produtividade, organização, sobre não procrastinar, aproveitar melhor o nosso tempo, e eu vejo o quanto isso afeta a autoestima. Quando não estamos conseguindo ser produtivas, fazer o que deve ser feito, ter uma rotina que funcione, vamos ficando frustradas. Por isso, trouxe 9 dicas práticas que vão mudar a sua vida e te ajudar a ter uma rotina mais produtiva.
1- Transformar tudo em rotina: Isso é importante para que eu não fiquemos pensando muito, mas que as coisas já fiquem estabelecidas. Claro que temos que ter um tempo para nos organizar, mas isso não tem que ser todos os dias. Primeiro nos organizamos e depois vamos seguindo esse fluxo, é como se fosse uma música e a gente vai dançando conforme o ritmo dela, sabe? A questão é, muitas vezes não sabemos colocar esse ritmo na nossa vida, e o primeiro passo é pensar que tudo o que fazemos diariamente, semanalmente, mensalmente precisa se tornar rotina.
2- Estabelecer muito bem as suas prioridades: O que é realmente importante para você? O que você precisa fazer, porque se você não fizer, você vai colocar a cabeça no travesseiro e vai pesar, vai dar a sensação de que o dia não foi bom? Por outro lado, você pode pensar “o que eu preciso fazer no meu dia para que ele, por mais que tenha sido um dia péssimo, se eu tiver feito tal coisa, vou ficar tranquila, porque o dia vai ter valido a pena?”. Lembrando que essas prioridades são importantes, mas nem sempre são urgentes. Estabeleça suas prioridades e lute por elas ao decorrer do dia.
3- Ter momentos de calma e pausa durante o dia: Às vezes queremos ser produtivas, e achamos que ser produtiva é fazer coisas o tempo todo, e não é. Nós precisamos destes momentos, uma pausa de 10 minutos para ler um livro, dar uma volta perto de casa, enfim, essas pequenas coisas vão nos revigorando. Lembre-se que às vezes você vai precisar fazer uma pausa, porque assim você ficará mais disposta, descansada, com mais alegria e energia.
4- Contar com os imprevistos: Eu li em um livro uma vez que as pessoas que se adiantam, não tem muitos imprevistos, por exemplo, se eu saio um pouco mais cedo de casa para determinado compromisso, os imprevistos no trânsito não serão problema. Contar com os imprevistos é não fazer uma uma agenda muito apertada, é deixar mais folga nos seus horários. Às vezes quando estamos nos organizando, não temos muita noção do tempo, colocamos um tempo para fazer algo que levaríamos se estivéssemos 100% focadas, mas acontecem imprevistos.
5- Se sobrar tempo, saiba o que irá fazer: Deixe uma listinha de tarefas que você vai cumprir caso sobre tempo em determinada tarefa que você deixou com mais folga. Muitas vezes não sobra tempo, mas caso sobre, você já sabe o que fazer. Alguns exemplos: ler um livro, organizar gavetas, responder as mensagens, descansar, dar uma pausa.
6- Ter um plano B: Pense em algo concreto, se o que eu preciso fazer hoje não der certo, o que eu vou fazer? Eu já tenho algumas coisas esquematizadas, por exemplo, sofria muito quando eu estava gravando um vídeo na hora da soneca do Biel e ele acordava, e aí eu não conseguia terminar aquele vídeo, e não tinha me planejado, então eu já penso antes no que fazer caso isso aconteça. Isso tira a nossa ansiedade nesses momentos.
7- Fazer exame de consciência: Pode fazer no meio e no final do dia, ou apenas a noite mesmo. Você vai tirar alguns minutos para refletir no que você fez de bom naquele dia, no que fez de mal, e no que pode fazer para melhorar. Às vezes pode ser difícil, mas se não examinamos a nossa rotina, não tem como melhorar.
8- Mortificação do pensamento: Não ficar pensando demais. Quando algo dá errado, quando acontece algum imprevisto ou quando simplesmente estamos cansadas, tendemos ficar pensando demais com pena de nós mesmas. Ficamos viajando nesses pensamentos fugindo da realidade, e eles vão destruindo o nosso momento presente. Sempre que surgir esses pensamentos, corta e começa a agradecer mais por aquilo que você está vivendo.
É isso! Quais dessas 9 práticas você já implementa na sua rotina ou deseja implementar? Um beijo, fiquem com Deus e até mais.