2 de fevereiro de 2023
/

7 atitudes para melhorar sua autoestima

Oi, gente! A baixa autoestima pode ser resolvida através de algumas mudanças de atitudes e, dentre elas, escolhi sete que você pode começar a colocar em prática hoje mesmo! Vale a pena avaliar cada uma e escolher as que fazem mais sentido para a sua realidade ou a que você identifica que precisa para melhorar sua autoestima. Bora lá?!

1- Parar de reclamar: Eu sei que essa é bem difícil, mas do que adianta reclamar? Isso não vai resolver a situação. Uma pessoa madura, e consequentemente com alta autoestima, busca soluções ao invés de simplesmente reclamar, e por isso, tem mais leveza diante da vida e uma postura mais otimista.
Inclusive, esse mau hábito de reclamar pode aumentar os problemas, porque além do problema real que precisa ser resolvido, ainda terá o problema que a sua reclamação vai gerar, como estresse ou constrangimento. Então pare! Comece nas coisas pequenas, e busque soluções para os problemas que forem surgindo, isso vai te fazer se sentir mais capaz e confiante.

2- Fazer um pouco todo dia: Em relação a isso tem aquela frase que sempre menciono “Já paraste a considerar a enorme soma que podem vir a dar ‘muitos poucos’?” Às vezes quando estamos com autoestima baixa e queremos mudar algo em nós mesmas, seja na aparência, como cortar o cabelo, seja no desenvolvimento de bons hábitos, como ler mais livros, e não temos tanto tempo para isso, o ideal é fazer um pouquinho todos os dias.
Você pode reservar de 5 a 10 minutos para implementar aquele hábito diariamente, e isso vai auxiliar demais na sua autoestima, porque ao final de um mês já vai ter avançado muito!

3- Se arrumar para viver: Quem me acompanha no Instagram me vê dizendo sempre “eu não me arrumo para ficar em casa, eu me arrumo para viver!”. Se eu me arrumasse só para ocasiões “especiais”, me arrumaria raramente, pois passo a maior parte do meu tempo em casa, ou seja, passaria a maior parte da minha vida desarrumada.
Mas não é só por isso, quando você se arruma, fica pronta para o dia e para as possíveis demandas a serem resolvidas fora de casa, fica mais disposta e animada para desempenhar suas tarefas, além de também demonstrar o quanto você se importa com as pessoas com quem convive.
Estar arrumada não é estar montada, um look bonito e confortável, uma maquiagem básica e o cabelo arrumado já bastam, e é muito melhor do que passar o dia de pijama e descabelada.

4- Parar de falar mal dos outros: Sabe aqueles comentários maldosos ou pensamentos sempre tirando conclusões dos outros? Você precisa extirpar isso da sua vida agora mesmo! Isso vai te ajudar no seu relacionamento com os outros, porque você vai parar de ficar pensando e supondo coisas sobre eles.
E no seu relacionamento consigo, porque quem fala mal, alfineta ou só enxerga defeitos nos outros, acaba fazendo isso consigo mesma também. Ah, e vai te ajudar a parar de se comparar com outros, quando nos comparamos muito, acabamos falando mal dos outros por inveja.

5- Fazer exame de consciência: Nossa visão sobre nós mesmas afeta muito a nossa autoestima. O exame de consciência te ajuda a olhar para dentro de si, para suas intenções e ações, reconhecendo o que fez de bom e o que precisar melhorar. Isso te dá esperanças de que é possível ser melhor, e te ajuda a pensar em propósitos e metas para trilhar um caminho de autoestima e amadurecimento!
Outro ponto muito valioso do exame de consciência é que ao se conhecer, ao conhecer suas qualidades e defeitos, quando uma pessoa disser algo sobre você, seja elogio, seja crítica, você ficará em paz, não vai se abalar, porque você sabe quem você é.
Pessoas que fazem exame de consciência são mais forte, decididas, bem resolvidas e não se conforma aos moldes dos outros.

6- Aprender novas habilidades: Só estimamos o que é estimável, e só é estimável, o que é bom, por isso precisamos buscar coisas boas.
É muito comum nos sentirmos inúteis, incapazes e com autoestima baixa quando não conseguimos desempenhar algo, por isso, aprender novas habilidades ajuda muito no processo de elevar a autoestima porque nos sentimos capazes!
Aprenda a cozinhar, a fazer uma mesa posta, a bordar, cuidar de plantas, enfim, escolha uma coisa, ainda que seja pequena, para se dedicar.

7- Servir aos outros: Esse ponto é muito importante, o “servir” faz com que saiamos do nosso egoísmo para ir ao encontro do outro, e quando ajudamos, mesmo que não recebamos reconhecimento ou aplausos – inclusive devemos esperar não ser vistas mas fazer aquilo simplesmente pensando nos frutos que você quer gerar.
Isso consequentemente vai ser um bem para nós mesmos, quando fazemos algo que é bom para o outro, acaba elevando nossa autoestima, porque vemos que fizemos algo estimável.
Viemos para servir e não para sermos servidos, e é essa entrega por amor ao outro através das pequenas coisas faz com que a nossa vida ganhe sentido.

É isso! Espero que essas dicas te ajudem no seu caminho de autoestima, e caso você queira trilhar isso junto comigo, clica nesse link. Ah, lembre-se de adequar as dicas conforme a sua realidade. Um beijo, fica com Deus e até mais.

Leia também...
Deixe seu Comentário