17 de fevereiro de 2021
/

6 dicas para se organizar em 2021!

Oi, genteee! Já estamos no segundo mês de 2021 e eu tenho uma pergunta importante: como estão as metas que você fez no primeiro dia do ano? Eu sei que o ano novo sempre chega trazendo consigo um ar mais esperançoso e com ele novas metas e objetivos, ah, e às vezes vem trazendo muitas metas herdadas dos anos anteriores que não foram cumpridas… E é exatamente por isso que eu vim conversar com você! Hoje trouxe 6 dicas valiosas que se colocadas em prática, vão te ajudar a cumprir suas metas e não mais empurrá-las com a barriga até o próximo ano. Se você já desanimou por não ter conseguido ser fiel nesse comecinho de ano, esse texto é para você! Bora lá?

1 – Faça um bom exame de consciência: É somente através do autoconhecimento que é possível observar o que realmente precisa mudar e ser melhorado, e aquilo que está verdadeiramente ao seu alcance para essa mudança. Separe um momento do seu dia, vá em um lugar tranquilo, e com caneta e papel na mão, escreva o que você quer melhorar nesse ano, ou o sonho que quer realizar.

2 – Escolha poucas metas: Uma coisa que você precisa ter em mente é que não vai cumprir as dezenas de metas que quer. O que geralmente acontece é fazer uma lista enorme e tentar fazer tudo ao mesmo tempo, e no fim, acaba não conseguindo se dedicar a nada direito, por isso, observe e escolha naquela lista que você fez apenas duas coisas que quer muito melhorar e que acha possível fazer esse ano. Foque nessas duas a partir de agora e se dedique cada dia para conseguir alcançá-las.

3 – Anote suas tarefas diárias: Tenha uma agenda ou um app de organização, e no começo de toda semana, pode ser no domingo ou na segunda-feira, liste tudo aquilo que você precisa fazer em cada dia, seus afazeres do trabalho, da faculdade, da sua casa, enfim, deixe sua semana bem detalhada. Isso vai te ajudar a cumprir as pequenas tarefas do dia a dia, o que vai resultar em metas maiores alcançadas através delas.

4 – Esteja presente: O ano pode se tornar um conceito abstrato na sua cabeça e por isso pode não saber como vivê-lo bem. Vamos lá: o ano é feito de meses, que são feitos de semanas, que são feitas de dias, que são feitos de horas… Percebe como cada minuto importa? Porque é a soma desses minutos que formam o seu ano. Procure viver um dia de cada vez, cada hora com toda a sua atenção voltada para aquilo que deve ser feito e não para aquilo que precisa fazer depois.

5 – Examine sua semana: Outra dica de ouro é fazer um pequeno comparativo no final da semana. Se na segunda você listou tudo que tinha que fazer, na sexta ou sábado vai ver tudo o que estava na lista, o que cumpriu e as coisas que deixou de fazer. Mas além disso, o que vai te ajudar mesmo, é descobrir qual foi o motivo de ter deixado de fazer uma tarefa e tentar melhorar nesse ponto incluindo-a na próxima semana. Algumas vezes pode acontecer de as coisas não saírem como o planejado por algo que está fora do seu controle, não se desespere, apenas retome a rotina. E você se deixou de fazer algo por esquecimento ou por uma desculpa mesmo, é necessário buscar os meios para mudar isso!

6 – Seja constante: Veja sua vida como um rio, quando ele tem as margens bem definidas, flui bem, ainda que seja em um ritmo lento, ele não para, é constante. Então se organize, defina suas “margens”, sua rotina, e se a sua vida tem um ritmo mais lento, não se preocupe e não se compare com outras pessoas que têm a vida num ritmo acelerado. Apenas se dedique para ser constante nas pequenas coisas como um rio que segue constantemente em seu percurso. Outra coisa, já pensou que se você se dedicar para melhorar em duas áreas da sua vida durante um ano de forma constante, em pouco mais de cinco anos, você já terá dominado dez coisas? O que você fez nos últimos cinco anos? Pois bem, não é a quantidade de metas que define a sua mudança, mas sim a sua constância e dedicação. Por isso, procure fazer poucas coisas, mas faça sempre.


Percebe como essas dicas estão intimamente ligadas? Se você não se conhecer, não estiver presente cumprindo as tarefas diárias, não examinar aquilo que precisa ser melhorado e não se dedicar todos os dias, não tem como alcançar nenhuma meta. Resumindo, foque em apenas duas metas e faça-as bem, organize-se para que elas sejam feitas aos poucos e com calma no dia a dia, e assim você vai poder acompanhar a sua evolução durante todo o ano. Espero que esse post te ajude a se dedicar melhor às suas metas. Um beijo, fica com Deus e até a próxima.

Leia também...
Deixe seu Comentário