26 de janeiro de 2023
/

10 dicas pra hidratar o cabelo cacheado!

Oi, gente! Você precisa de dicas para combater o ressecamento do seu cabelo cacheado, crespo ou ondulado? Se sim, esse post foi feito pensando especialmente em te ajudar: trouxe 10 dicas práticas valiosas para você hidratar o cabelo da forma certa! Uso essas dicas no meu dia a dia e vejo o quarto faz diferença no meu cabelo. Ah, vale lembrar que as dicas dão certo para as lisas também, viu?! Basta adaptar para o seu tipo de cabelo.

1- Lavar o cabelo corretamente: Às vezes a forma que você tem lavado seu cabelo está detonando toda a hidratação dos frios, pode ser até que ele estivesse hidratado e com as lavagens tenha ressecado. Nesse caso, pequenas coisas já fazem a diferença, como aplicar o shampoo corretamente, desembaraçar… Reuni todas as dicas de como lavar o cabelo nesse vídeo, caso queira saber mais detalhes.

2- Não usar fontes de calor no cabelo: Não use secador, chapinha, modelador térmico, qualquer coisa quente. Sei que é difícil pra muita gente que, assim como eu, era apegada ao secador, eu usava o secador sempre para desencolher e dar volume. Eu amava! Sabia que ressecava e danificava, mas ainda assim, eu preferia arcar com as consequências. Hoje eu não uso mais e vejo uma enorme diferença, mesmo não estando em seu melhor dia, fica com o aspecto saudável. Saiba escolher: você prefere um cabelo super bem cuidado e hidratado ou um cabelo com mais volume e desencolhido?
Caso você escolha a segunda opção, tenho uma dica bônus, que é usar um protetor térmico, seja em creme de pentear, óleo, spray, enfim, isso ajudará a reduzir o dano.

3- Ter uma máscara potente no banho: Nem sempre temos tempo para fazer um super tratamento capilar deixando o produto agir, falo por mim, isso não faz mais parte da minha rotina. Mas isso não quer dizer que eu não hidrate o cabelo, deixo uma máscara de tratamento no box do banheiro e uso no banho, deixando agir por dois ou três minutinhos. Ah, eu uso também quando lavo o cabelo na pia. Ter as máscara potentes de fácil acesso facilita muito o cuidado com o cabelo, mesmo que seja algo mais rápido. Embora pareça que não terá um bom resultado por ser algo mais rápido, precisamos lembrar que a longo prazo, você usando a máscara a cada lavagem, fará uma super diferença.
Uma dica bônus é tentar fazer um tratamento mais caprichado pelo menos uma vez ao mês. Para quem faz algum procedimento químico ou usa muito secador, não pode deixar de lado esses tratamentos mais caprichados.

4- Fazer finalizações que tratam o fio: Eu fazia muito quando usava secador porque sentia que isso ajudava a compensar os danos. Fazer finalizações mais estruturadas e caprichadas, com produtos potentes ou óleo. Nesse vídeo ensino a fazer uma finalização assim, que transforma, dá brilho e trata o cabelo.

5- Cronograma capilar: Recomendo que você conheça o seu cabelo, a diferença entre as três etapas do cronograma capilar (hidratação, nutrição e reconstrução), para que você consiga ter a autonomia de olhar o cabelo e ver o que ele está precisando naquele dia. Mas caso você ainda não saiba reconhecer isso, pode seguir o cronograma capilar, porque isso te garante repor as coisas básicas que seu cabelo precisa.
Uma dica bônus é sempre investir em produtos que de fato tratem o cabelo, isso não quer dizer que precisa ser produtos caros.

6- Receitas caseiras que funcionam: Tem muitas receitas caseiras boas e eficazes, tem algumas com óleos 100% vegetais, como o óleo de coco, tem receita com babosa… Basta você pesquisar, estudar e ver o que funciona para o seu tipo de cabelo.
Uma dica bônus para quem não sabe o tipo de cabelo nem o que é cronograma capilar, eu tenho um e-book que se chama “Manual do Cabelo Bem Cuidado”, é simplesmente maravilhoso, muito bem feito e fácil de ler. Lá você encontra tudo o que precisa saber para ter um cabelo bem cuidado, como o nome já diz! Em breve estará disponível.

7- Escolha escovas que funcionem: Às vezes o seu cabelo está saudável e bem cuidado, mas na hora de desembaraçar você pega tão pesado, faz tudo errado que acaba quebrando os fios ou até criando mais nós. Então escolha uma que funcione para o seu tipo de cabelo. As minhas favoritas são escova polvo, escova jacaré… Mas tem infinitos tipos de escova, vai testando porque às vezes o jeito que você desembaraça seu cabelo pode ajudar ou piorar toda a situação.
Uma dica prática é a seguinte: não começar a desembaraçando da raiz, porque senão vai chegar na ponta do cabelo todo embaraçado, então começa das pontas e vai subindo.

8- Não durma com o cabelo molhado ou preso forte: Não só pela questão do ressecamento, mas também pela saúde do cabelo e couro cabeludo.
Tem várias outras dicas que podem entrar aqui, tem quem goste de usar touca ou fronha de cetim, porque o algodão rouba a umidade do fio, e com isso o cabelo vai ficando menos hidratado. A fronha de cetim ou seda ajuda a reduzir esse atrito e provavelmente seu cabelo ficará mais hidratado e brilhoso.

9- Corte seu cabelo de tempos em tempos: Sei que muitas são apegadas ao “projeto Rapunzel” e querem cabelão, mas às vezes o cabelo está com pontas secas há anos e você quer que seu cabelo esteja maravilhoso mesmo sem cortar. Não tenha medo de cortar as pontinhas em um salão de confiança, e mantenha o corte em dia, pelo menos uma vez no ano para o seu cabelo se manter saudável.

10- Cuide da sua saúde: Cuide da sua alimentação e da sua saúde no geral, evite comer besteira, isso impacta diretamente no nosso cabelo e pele. Beba bastante água, de nada adianta você querer ficar com o cabelo hidratado se não manda água para dentro de você, o seu cabelo não vai conseguir ficar hidratado só por fora precisamos dessa hidratação interna também. Exercício físico básico e suplementação também fazem a diferença. Sei que muita gente não gosta e quer uma solução rápida, que não nos exija esforço, mas a vida é assim.

É isso! Me contem aqui nos comentários qual dica vocês já colocam em prática na sua vida. Um beijo, fiquem com Deus e até a próxima.

Leia também...
Deixe seu Comentário