Oi, genteee! Eu estava louca para trazer um post explicando todos os detalhes sobre o co wash porque é uma técnica que gosto e uso muito! Eu também recebo inúmeras dúvidas de vocês sobre esse assunto, por isso além de contar detalhadamente tudo sobre co wash, vou esclarecer todas as suas dúvidas.
• O QUE É CO WASH? •
É uma técnica de limpeza que consiste basicamente em lavar o cabelo com condicionador, é isso mesmo que você leu, ao invés do shampoo, o cabelo é lavado com condicionador! Inclusive o nome “co wash” vem de “conditioner washing” que significa lavar com condicionador. Inicialmente era só com ele, mas hoje em dia existem produtos específicos para fazer a técnica.
• QUAIS OS BENEFÍCIOS? •
• Limpa e higieniza o couro cabeludo de forma suave e gentil, mantendo a hidratação e nutrição do comprimento e às pontas. Quando usamos muito shampoo, o cabelo vai ficando muito ressecado porque ele remove toda a oleosidade e a hidratação que está lá e não deveria ser removida.
• Essa técnica pode ser feita em todos os tipos de cabelo, liso, alisado, ondulado, cacheado, crespo e em transição.
• Este benefício é voltado para as cacheadas, crespas e onduladas que devido a curvatura dos fios, a oleosidade natural do couro cabeludo tem mais dificuldades de chegar até as pontas. O co wash vai evitar que as pontas e comprimento fiquem ressecados, ajudando a manter a hidratação e nutrição.
• Ele ajuda também a controlar e equilibrar a oleosidade do couro cabeludo. Um erro muito comum que as meninas que têm raiz oleosa cometem é lavar o cabelo todos os dias e usar muito shampoo, acreditando que assim a oleosidade vai sumir. Mas o que acontece é o efeito rebote, como todo dia elas removem a oleosidade natural, o couro entende que precisa produzir ainda mais óleo. Por limpar de forma gentil, o co wash é um ótimo aliado para ajudar a equilibrar essa oleosidade.
• Para as meninas que fazem processos de coloração no cabelo, a técnica de co wash ajuda a não desbotar tanto a cor dos fios. Já o shampoo remove e ajuda a ir desbotando a cor do cabelo, por isso vários profissionais da área de coloração indicam a técnica.
• Não é necessário ser adepta das técnicas liberadas para fazer o co wash. O que é indicado é intercalar, por exemplo, se você usa um óleo finalizador e creme de pentear que não são liberados, não pode lavar o cabelo somente com co wash porque ele vai precisar de um shampoo com sulfato para remover os resíduos em excesso desses produtos. O que eu faço é intercalar uma lavagem usando o co wash que faz uma limpeza suave e outra usando o shampoo com sulfato que faz uma limpeza mais potente.
• LIMPA MESMO O CABELO? •
Sim. E isso acontece porque os condicionadores têm na composição agentes emolientes que vão derretendo a sujeira e promovendo a limpeza do cabelo e couro cabeludo.
• POSSO USAR QUALQUER PRODUTO? •
Não. Não pode ser nenhum condicionador que não seja liberado para no poo, tem que ser livre de parafina, óleos minerais, petrolatos, silicones solúveis e insolúveis, porque esses componentes grudam no couro cabeludo e só saem com shampoos que tenham sulfatos fortes. Por isso, mesmo que você não faça o uso das técnicas liberadas, o co wash tem que ser feito com um produto que seja liberado, porque senão você estará acumulando resíduos no seu coro cabeludo e isso pode entupir seus folículos capilares, podendo causar queda, atrapalhar no crescimento capilar, trazer seborreia, entre outros.
• QUAIS OS PRODUTOS ESPECÍFICOS? •
Existem três categorias de produtos que podem ser usados para co wash. Dentre elas não existe melhor ou pior, depende muito da necessidade do seu cabelo e da forma que gosta de cuidar dele. Eu recomendo que você comece usando o que já tem aí e que se encaixa em uma das categorias para testar, e depois se gostar investir em outros produtos. Aqui você tem acesso ao meu TOP 10 produtos favoritos para co wash.
1- Co wash com anfótero: O anfótero é um agente de limpeza mais comum sem ser o sulfato (que é forte e não é liberado), ele é mais suave e liberado. Na composição dos produtos ele vai estar descrito como cocoamidopropil betaína, e das três categorias esse é o que mais limpa. Inclusive ele é o agente de limpeza encontrado em shampoos liberados, a diferença entre esses eles e os co washs, é que no shampoo a concentração é de até 10% e no co wash a média é de 4%, por isso tem a limpeza mais gentil do que os shampoos. Ex.: O “No Bubble” da Soul Power é um creme de limpeza específico para co wash e tem anfótero na composição.
2- Co wash com diferentes agentes de limpeza: Essa categoria é mais recente, são agentes de limpeza liberados mais leves e suaves do que anfótero. Ex.: O Comigo ninguém pode da Lola, ele é específico para co wash e tem um componente que se chama decyl glucoside e esse agente de limpeza, ao contrário do anfótero, não consegue remover os silicones insolúveis e óleos minerais.
3- Co wash sem anfótero e agentes de limpeza liberados: Essa é liberada para no poo e proporciona a limpeza com os agentes normais. Contém agentes condicionantes na composição que são emolientes e vão derretendo a sujeira, mas não tem nenhum agente específico de limpeza, por isso das três categorias esse é o que limpa de forma mais suave. Ex.: Os potões da Skala que podem ser usado como creme de pentear, máscara de tratamento, condicionador, pré shampoo e também como co wash.
• COMO FAZER? •
1- Passo: Molhe bem o cabelo e depois aplique o produto focando no couro cabeludo massageando bem. O segredo do co wash é massagear muito e por uns 10 minutos, porque o shampoo limpa de forma mais fácil e rápida, já o co wash precisa de um pouco de paciência para o produto conseguir amolecer a sujeira e promover a limpeza que o cabelo precisa.
2- Passo: Enxague e continue massageando bem.
3- Passo: Esse é opcional, depois que você usar um co wash que tem anfótero (primeira categoria) use uma máscara de tratamento e condicionador, vai ajudar a deixar o cabelo ainda mais hidratado. Já se você usar os produtos da terceira categoria não tem necessidade. Uma dica importante é que o co wash que tem os agentes de limpeza (categoria um e dois) não podem ser usados para finalizar pois não tem essa função.
Vale lembrar que cada cabelo é único, por isso tenha cuidado. Faça o passo a passo direitinho seguindo as recomendações para não correr o risco de obter o efeito contrário! Se você gostou desse “manual do co wash” me conta nos comentário e envia para as amigas que podem gostar também. Um beijo, fica com Deus e até a próxima.
04 de junho de 2023. Domingo, 10h30. Gabriel e eu de um lado pro outro arrumando os meninos para irmos almoçar. Ele vira pra mim […]
Oi, gente! Resolvi compartilhar com vocês uma lista com os meus 12 itens essenciais para a gravidez e para o puerpério, com base na minha […]
Oi, gente! Às vezes estou com vontade de fazer um penteado, mas o cabelo está solto, bonito, e fico pensando se faço ou não, pois […]
Ana como faço para ser uma boa youtuber e pro meu cabelo na frente crescer mais rápido