5 de janeiro de 2023
/

Dicas pra escolher as metas de ano novo!

Oi gente! Um ano novo começou e, exatamente por isso, vamos falar sobre metas! Eu amo organização, criar planos e metas, isso traz mais ordem pra minha vida e me ajuda a cumprir o que me proponho. Então vou contar aqui alguns dos meus segredos para colocar as metas em prática.

Existe um segredo para escolher as metas e na hora de colocar em prática que faz muita diferença, existem pessoas que fazem metas todo ano e nunca conseguem colocar em prática, então vamos apontar cinco passos para fazer metas e realizá-las.

1- Revisar as suas metas anteriores: Se você faz meta todo ano, precisa revisar as que já se propôs a fazer antes de escolher as novas. Se você não tinha esse costume, vai ao menos tentar lembrar o que desejava ou gostaria de ter feito, e mais importante, vai anotar todas essas metas para ficarem mais fáceis de serem vistas.

E a partir disso vai fazer um exame de consciência, que é um exercício que você deve fazer diariamente, ele ajuda muito no processo de autoestima, nele é possível reconhecer as suas fraquezas, erros e falhas para que consiga lutar contra elas.

Divida essa tarefa em duas partes: a primeira é anotar no papel o que conseguiu fazer e julgar se fez sentido ou diferença na sua vida, ou ainda, pensar o que te fez conseguir alcançar aquela meta, se foi mais empenho, mais meios de como fazer, mais força de vontade, se alguém te ajudou. Você precisa observar se cumpriu bem essa meta e se o impacto dela foi positivo ou negativo na sua vida.

Na segunda parte, você vai fazer esse balanço entre as metas que cumpriu e não cumpriu e pensar no que te impediu de cumpri-las: preguiça, impaciência, falta de planejamento, falta de humildade, se a meta era mais complexa, se não deu o seu melhor para cumprir, e um ponto importante, se não ter cumprido essa meta fez falta na nossa vida. 

Depois disso, vai pensar e ponderar se faz sentido tentar de novo ou não cumprir essas metas que não conseguiu no ano passado. É um passo demorado, mas muito importante, porque muitas vezes você vai enchendo o seu ano de metas e nem analisa como foi a sua vida nos últimos anos.

2- Pensar em como eu gostaria de estar em 2023: Esse passo é muito importante, mas que muitas pessoas vão achar que não faz diferença. Pode pensar em como gostaria de estar em vários sentidos, seja com o físico, seja alguma virtude, alguma mudança no seu caráter, na sua família, precisa imaginar como quer que as pessoas te vejam no final de 2023, não no sentido de se preocupar com que os outros vão falar, mas de transbordar quem de fato você é para que os outros vejam a sua melhor versão.

E nisso você pode anotar, imaginar, e não, não é algo supersticioso onde você vai atrair aquilo que pensa, mas é que às vezes você pode achar que as coisas que quer para a sua vida são impossíveis, mas para quem vê de fora percebe que é possível, basta apenas colocar os meios para que possa fazer. Então você precisa tirar a ideia de que as metas são impossíveis e que só os outros vão conseguir fazer algo, e você não, é preciso parar de colocar empecilhos e essa é a melhor forma.

3- Anotar as metas para 2023: Não anote metas abstratas, não basta colocar apenas “emagrecer”, mas sim “emagrecer 5kg”, por exemplo. Ou no caso da leitura, fica muito mais fácil, em vez de colocar apenas que iremos ler mais, definir quais livros ler, quantas páginas, quais temas, deixar uma meta em aberto é pedir para que ela não vá para frente. Você precisa fugir dessas abstrações para conseguir colocar em prática, muita gente erra nisso.

Outra coisa é fazer planos alcançáveis, muitas vezes é melhor colocar uma coisa pequena do que fazer planos que não vai conseguir cumprir. Você pode fazer uma lista de metas grande, mas não pode exagerar, muita gente fala que o ideal é fazer duas metas, eu particularmente gosto de fazer mais, só que eu evito exageros, você pode até fazer várias metas e grifar duas para focar mais. 

Quando você cresce nas virtudes, elas não crescem sozinhas, elas puxam todas as outras. A virtude que você conquista acaba iluminando todas as outras, e se formos fiel no pouco, seremos fiel no muito.

4- Dividir em áreas da sua vida: Você pode simplesmente colocar as metas de modo aleatório, ou dividir em áreas, isso serve para ver se a sua vida está equilibrada ou não, eu sempre colocava muitas metas voltadas ao lado profissional e esquecia do resto, então dividir em áreas me facilitou em manter esse equilíbrio.

Pode dividir em quatro áreas: pessoal, profissional, família e amigos, e espiritual. Fica essa sugestão para você, mas lembre-se que você é tudo isso, a sua vida não é dividida, ela é uma unidade, muitas vezes quando você coloca uma meta em uma área, ela acaba impactando em outra, se você é mais amorosa com os familiares, isso também vai ajudar no seu trabalho, com seus amigos e tudo mais, ou seja, você não é uma pessoa diferente em áreas diferentes. 

Não é dividida em vários pontos, a sua vida acontece de maneira unânime, e você deve se realizar desse modo, e por mais que você divida as metas em áreas diferentes, precisa buscar ter unidade na vida.

5- Criar tarefas para o mês/semana: É um segredo que faz muita diferença no “pós”, estou falando sobre preparo das metas, se você acertar nessa parte, esse quinto ponto deve concretizar as metas. 

Você vai picotar em pequenas metas para o mês, para a semana, para o dia, por exemplo, eu leio dez minutos por dia, parece pouco, mas no decorrer do ano, eu faço muita coisa, eu quebrei uma meta anual em pequenas metas diárias. 

Algumas metas você divide em poucas tarefas, já outras, vai fazer um pouco todo dia, como a leitura ou a academia, por exemplo, não pode anotar e deixar de lado, deve pensar em como dividir e como fazer para alcançar tudo que se propõe, e ao longo dos meses você vai perceber que conseguiu mudar seus hábitos.

Ah, outra coisa é sempre revisar suas metas ao longo do ano, não se deixar levar pela empolgação do ano novo e esquecer de revisar. Não pode ter medo de se frustrar com as metas de ano novo, o ideal é sempre olhar para saber como está, um pouco é sempre melhor do que nada.

DICA BÔNUS

No Clube da Autoestima, que é a minha assinatura para mulheres que desejam crescer, amadurecer e se tornarem a sua melhor versão ao lado de outras mulheres que também estão buscando as mesmas coisas, nós temos várias aulas relacionadas a tudo que falei aqui, sobre virtudes, rotina, produtividade, autoestima, sem falar da comunidade que criamos juntas. Nesse momento estamos com as inscrições fechadas, mas aqui está o link da fila de espera para o Clube. Um beijo, fiquem com Deus e até mais.

Leia também...
Deixe seu Comentário