3 de abril de 2023
/

Autoestima baixa: como combater?

Oi, gente! Você tem autoestima baixa? Sabe como lidar com isso? Eu trouxe 9 sintomas de autoestima baixa e como combater cada um deles! São coisas simples, mas que se você começar a implementar na sua vida agora, já vai perceber a diferença. Bora lá?!

1- Dificuldade em aceitar suas limitações: Uma coisa que muita gente não entende é que limitações são diferentes de defeitos. Limitações são coisas que você não consegue mudar, por exemplo, quando tive pitiríase, fiquei com a pele cheia de manchas e isso afetou um pouco a minha autoestima, mas ao mesmo tempo entendi que aquela era a minha limitação momentânea e isso não poderia tirar minha autoestima, isso fazia parte de mim mas eu não era aquilo. Já os defeitos são más inclinações que devem ser combatidas. Temos que aceitar nossas limitações mas não os defeitos, por exemplo, se somos preguiçosas e achamos que devemos aceitar, ficamos estagnadas, temos que colocar os meios para ser melhor a cada dia.

2- Não querer olhar no espelho e odiar se ver em fotos/vídeos: Isso acontece demais e às vezes nem percebemos até chegar em um nível de não querer se ver mais. Fiz a Jornada Reconstruindo a Autoestima para ajudar nisso, caso você não tenha assistido, ela está disponível no Clube da Autoestima, clica aqui pra entrar na lista de espera.

3- Timidez: Isso é diferente de introspecção, as introspectivas não são falantes, mas se precisarem, o fazem com tranquilidade. Já a pessoa tímida quer falar, quer fazer algo mas trava, fica insegura e com medo do que vão pensar ou falar. Uma coisa que ajuda a combater a timidez é entender que quando isso acontece é porque achamos que o mundo está girando em torno do nosso umbigo, que estão todos falando sobre nós, mas a realidade é que está todo mundo vivendo a sua vida.

4- Busca por elogios e reconhecimentos: Isso mudou minha vida, estava muito insegura com a criação de conteúdo, sempre ficava pensando nos reconhecimentos, likes, superar expectativas… Quando nos apegamos demais aos elogios, na primeira crítica o mundo desaba, e era isso que acontecia comigo, porque é inevitável, na internet tem quem gosta e quem não gosta do seu trabalho. Você é o que você é, não é melhor porque te elogiam nem pior porque te criticam, quem você tem sido?

5- Comparação excessiva com os outros: A comparação é um mal muito grande porque se torna um ciclo, cada vez você começa a se comparar mais, e ela leva à inveja, que por sua vez é um mal terrível. Uma dica que eu dou é assistir esse vídeo especialmente sobre isso.

6- Falta de confiança em si mesma: Aqui entram várias coisas, às vezes pode vir aquela indecisão, desde as mais simples como qual sapato usar, qual foto postar, até decisões grandiosas como o que fazer da vida. Essa falta de confiança nos faz ficar indecisas, não sabemos para onde queremos ir. Tem também o medo de novidades, de encarar desafios, tudo o que é novo desestrutura a pessoa, e aqui entra a falta da virtude da fortaleza. Se somos moles e volúveis não conseguimos nos manter firmes diante das coisas que acontecem na nossa vida. Precisamos ser mais rocha e menos areia.

7- Dificuldade em reconhecer suas qualidades: Às vezes achamos que é uma humildade não reconhecer as nossas qualidades, só que a humildade é a verdade, é a verdade é que temos sim algumas qualidades, a diferença é que a pessoa humilde vai reconhecer isso mas não vai se engrandecer por isso, ela vai reconhecer que isso é bondade de Deus e não mérito dela. A autoestima está muito ligada com a humildade.

8- Perfeccionismo: A pessoa perfeccionista não se permite errar, fica travada, não faz as coisas porque fica esperando o momento ideal, sempre acha que o que ela fez podia ser melhor. Entendam, o problema não é a perfeição, mas sim o nosso perfeccionismo. Feito é melhor do que não feito! A perfeição é o nosso alvo, onde queremos chegar. A pessoa perfeccionista vive em um mundo da imaginação e trava.

9- Medo de ser rejeitada, de não ser aceita, de ser criticada: As críticas é um tema que rende muito, temos medo de dizer quem somos, nossos valores, dizer o que gostamos e não gostamos, o que queremos ou não, medo de viver e os outros não gostarem, os outros rejeitarem. Mas aqui entra uma dica, é melhor que os outros não gostem de você por quem você é do que os outros gostem de você por algo que você não é. Até tentando criar um personagem para agradar a todos, ainda assim não conseguimos, por isso, seja você, seja de verdade.

É isso! Me conta nos comentários quais desses sintomas você precisa começar a combater hoje. Um beijo, fiquem com Deus e até a próxima.

Leia também...
Deixe seu Comentário