4 de maio de 2023
/

Por que a autoestima é importante?

Oi, gente! Por que a autoestima é importante? Por que eu falo tanto de autoestima? Por que se fala tanto de autoestima? Qual a importância dela na nossa vida? Muitas pessoas quando vão pesquisar sobre autoestima, pesquisam justamente isso, e eu separei 10 “porquês” para te ajudar a entender sua importância!

1- Porque significa reconhecer o que há de bom em nós: O próprio nome autoestima já diz, se você estima alguém quer dizer que você admira e enxerga valor nela, e nós, seres humanos, estimamos o que é bom, verdadeiro e belo. Só teremos autoestima quando reconhecermos as coisas verdadeiramente boas que existem em nós. Ao olhar para dentro de nós, encontramos muitos defeitos, mas sabemos que temos qualidade, e a autoestima é justamente reconhecer nosso valor como pessoa, nossas qualidades, e para que essa autoestima se desenvolva e cresça, precisamos trilhar um caminho de busca por coisas estimáveis, virtudes, servir, amar.

2- Porque nos impulsiona a buscar coisas boas: A autoestima é um caminho, que você vai trilhando e ao cair ou falhar, você levanta e segue em frente. Quando estamos trilhando e nos esforçando para sermos melhores, isso já eleva a nossa autoestima.

3- Porque nos ajuda no nosso autoconhecimento: Só conseguimos ter autoestima se ela andar junto com o autoconhecimento: precisamos reconhecer o nosso valor, qualidades e defeitos. É importante fazer um exame de consciência diário e pensar em alguns minutinhos o que fez de bom, de mau e o que vai tentar melhorar no dia seguinte. Isso traz sentido, pois vamos vivendo a vida com protagonismo, vamos vivendo a nossa própria história e não só “passando pela vida”.

4- Porque nos faz mais humildes: A humildade é a verdade. E a autoestima nos ajuda a sermos humildes, porque nós buscamos nos conhecer, olhar para dentro, reconhecer quem somos de verdade, nós reconhecemos a nossa miséria, reconhecer que não somos perfeitas, mas que o que há de bom em mim é por pura bondade, generosidade. Sendo humilde e reconhecendo eu consigo mudar e ser melhor.

5- Porque impacta em todas as áreas da nossa vida: A nossa vida tem que ter uma unidade, preciso ser eu mesma e me realizar em qualquer lugar, ocupação, com as pessoas à nossa volta, temos que ter essa autenticidade.

6- Porque nos faz ter um olhar mais positivo e esperançoso sobre o outro: Se fazemos exame de consciência e temos a humildade de reconhecer quem nós somos, se passamos por todos os pontos anteriores e não conseguimos ser mais pacientes com os outros, tem algo de errado. Porque essa mudança não pode ser egoísta, ela não pode parar em nós, é algo que tem que nos impulsionar a ter esse olhar esperançoso com o outro, “se eu mudei um pouco, o outro também pode”.

7- Porque impacta e influencia nas ações dos outros: Isso eu vejo claramente acontecer na minha vida todos os dias, desde a transição capilar, que fui passando por esse processo de autoestima e a minha vida foi mudando, e que fui passando isso para outras pessoas, elas também foram sendo mudadas de forma concreta e profunda. A vida humana vai tocando outras e a gente depende uns dos outros, por isso sempre falo da importância do serviço, de ser entregue e generoso.

8- Porque melhora o nosso humor: Uma pessoa que tem autoestima é mais bem humorada, por mais que seja difícil. É uma pequena virtude muitas vezes menosprezada, porém é muito importante. É inevitável, a pessoa que vai trilhando esse caminho de autoestima, vai melhorando o humor também, porque a vida vai se tornando mais leve. Coisas que antes pareciam um grande problema, parece que vão se tornando mais simples, buscando soluções para os problemas e não reclamando.

9- Porque ajuda a resolver problemas com mais facilidade: Se você tem autoestima, se conhece, sabe suas tendências, se você está com o olhar atento para a realidade, você vai saber resolver as coisas com mais serenidade, com mais tranquilidade, não vai ficar criando problemas em cima de problemas.

10- Porque nos faz buscar aquilo que nós verdadeiramente desejamos: Nós sempre buscamos coisas que são mais elevadas, coisas que vão durar mais. Por exemplo, você gosta de bolo de chocolate, e aí você fica pensando no bolo, compra um pedaço grande, e come com aquela sensação de “poderia não acabar”, e aí de repente ele acaba”, aí você fica saciada, mas parece que faltou algo, sempre temos a sensação de que está faltando algo para preencher nosso anseio por coisas que duram. Isso é fato, quando morremos, nosso corpo perece, mas o que fizemos em vida, quem fomos, fica para sempre. E a autoestima é verdadeiramente isso, é a busca pelas coisas que são boas, e nós encontramos isso em Deus.

É isso! Um beijo, fica com Deus e até mais.

Leia também...
Deixe seu Comentário