9 de setembro de 2022
/

10 lições que aprendi em 10 anos na internet!

Oi, genteee! Hoje eu resolvi trazer pra vocês 10 lições que aprendi nesses 10 anos trabalhando com internet (blog, Youtube, Instagram e Facebook), eu errei e acertei em várias coisas, mas em tudo pude tirar muito aprendizado! São coisas que me fizeram crescer e acredito ser útil compartilhar com vocês. Bora lá?!

1- Não pare, mesmo que você não esteja vendo os frutos: Isso não vale só para o trabalho na internet, mas para todas as áreas da nossa vida, muitas vezes temos dificuldade em ver os frutos dos nossos projetos, e quando comecei o Apenas Ana, fui muito perseverante, mesmo não tendo muitos seguidores e não ganhando dinheiro logo no início, eu valorizava bastante as poucas pessoas que liam meu blog e escrevia como se tivesse milhões de seguidores. Então se você sabe que está investindo em algo que vai te trazer algum retorno, persevere naquilo, a virtude da perseverança consiste em não desistir, mesmo sabendo que vai levar tempo para algo se concretizar.

2- Seja interessada para ser interessante: Nós vemos muita gente implorando para que as pessoas interajam com ela, e isso não dá muito certo, para que as pessoas te conheçam, você precisa ser interessada. Eu sempre me interessei muito pelas blogueiras que falavam de assuntos que têm a ver com o meu canal, sempre interagia e deixava um convite para quem quisesse conhecer meu trabalho. Quando você faz isso, as pessoas sabem que você está, de fato, interessada no assunto e gerando um certo interesse.

3- Saiba dizer não: Muitas vezes o nosso “não” precisa ser mais frequente que o “sim”, muitas das propostas de trabalho que eu recebo, por exemplo, tenho que dizer não, seja por não fazer sentido com o meu estilo de vida ou por não me identificar, ainda que para outras pessoas que estão vendo de fora, aquilo pareça uma oportunidade irresistível. E dentro dessa lição, nós podemos tirar outra, que é jamais negociar o que é inegociável, ou seja, se você tem seus valores, nunca abra mão deles, e precisa ter isso claro na sua cabeça para que não se perca no meio do caminho.

4- As críticas virão, não importa o que aconteça: Algumas pessoas dizem que só recebe crítica aquilo que é bom ou quem está se destacando, mas a verdade é que as pessoas criticam todo mundo, então você pode estar apenas começando agora, com poucos seguidores, e sempre virão pessoas para te criticar, e essas críticas vêm por inúmeros motivos, mas para saber se uma crítica é boa ou não, ela sempre deve vir com uma solução, e não apenas com um problema. Durante todos esses anos eu recebi críticas de todos os tipos, mas eu percebi que nós precisamos de muita sabedoria para poder filtrar aquilo que realmente é bom.

5- O que nós vemos na internet não é tudo que as pessoas são: Muita coisa do que eu passo e do que vivo fica impossível de compartilhar, algumas coisas ficam só para mim e para a minha família, e isso é normal. É impossível transformar a nossa vida num reality show, por mais que algumas pessoas tentem fazer isso, não dá para colocar todas as nossas lutas para todo mundo ver. Então não podemos comparar os nossos bastidores com o palco dos outros, e por isso precisamos sempre buscar enriquecer o nosso imaginário na ideia de que a vida real não é só o que postamos na internet.

6- Multiplique! Não tenha medo de gastar aquilo que você ganhou para melhorar: A primeira coisa que eu fiz quando comecei a ganhar algum dinheiro com o Apenas Ana foi investir na melhora do meu trabalho, eu não tive medo de gastar e investir porque sempre pensava que se conseguisse investir para a melhora do meu trabalho, eu ia conseguir otimizá-lo, fazendo com que ele valesse mais, alcançando mais pessoa e melhorando a qualidade das coisas que entrego.

7- Nós não podemos ir muito longe sozinhas: Eu realmente sou muito grata por todas as pessoas que me ajudaram durante esses 10 anos, tanto nos bastidores, quanto na frente das câmeras, e reconheço claramente que muito do meu crescimento devo a essas pessoas, sei que não teria crescido o quanto eu cresci se não fosse por elas. Isso já lembra outra coisa que aprendi, que é a importância de você delegar o seu trabalho, muitas vezes a pessoa não faz aquela atividade do seu jeito, mas com o tempo vocês vão aperfeiçoando e ela pode vir a fazer até melhor do que você esperava, então realmente, sozinhas nós não vamos muito longe.

8- Saiba aproveitar as oportunidades: Não adianta querer que as coisas aconteçam sem fazermos a nossa parte, ou seja, de nada adianta você querer ser ajudada pelos outros se você não faz, se o seu conteúdo não tem capricho e se não está realmente se entregando naquilo.

9- Entregue sempre mais do que você prometeu: Nós devemos ser criativas, sempre fazer algo a mais do que o combinado e nunca parar simplesmente no que está proposto à nossa frente, e um dos segredos de eu ter conseguido dar certo por aqui foi justamente não me contentar em fazer pouco e me doar pelo que estou fazendo. Outro ponto é que o nosso trabalho deve ser entregue à Deus, sempre disposto da nossa circunstância para oferecer as nossas obras à Ele através de um trabalho bem feito.

10- O nosso trabalho na internet é serviço, entrega e doação: Por mais que isso seja o meu trabalho e a minha empresa, não tem como negar que vai muito além disso, eu comecei com o lema de espalhar coisas boas por aí, e eu acredito que essa seja a minha missão, de servir vocês em tudo o que faço aqui. Tem uma frase que postei no vídeo de 10 anos que é “para ser luz, tem que ser vela, e para ser vela, tem que queimar”, isso significa que muitas vezes o trabalho por aqui vai me desgastar e custar bastante de mim, mas é justo que muito custe o que muito vale. Já pensei em desistir por inúmeras vezes, em fazer uma pausa e desacelerar, é claro que muitas vezes precisamos mudar a rota, mas eu percebi que não dá mais para voltar atrás, é um compromisso que tenho com vocês por aqui. 

Um beijo, fiquem com Deus e até a próxima!

Leia também...
Deixe seu Comentário
  • Heloísa Conceição Nogueira
    26/09/2022

    Parabéns, Ana. Comprei um dos seus cursos recentemente e estou doida pra te conhecer! Sou católica praticante também, tenho um bebezinho e um futuro esposo.
    Que sua vida seja repleta de bençãos e que cada vez mais, você possa ser exemplo para muitas moças como eu. Exemplo de uma caminhada bela como jovem católica, mulher e mãe de família!