29 de dezembro de 2022
/

7 coisas pra você não fazer se quer amadurecer em 2023!

Oi, gente! Hoje eu trouxe uma lista de sete coisas que não devemos fazer caso queiramos amadurecer no próximo ano e ter autoestima. Muitas de vocês me dizem estar buscando ser sua melhor versão e hoje vamos entrar mais afundo no que não devemos fazer se quisermos crescer, amadurecer e ter autoestima.

Aqui vai a lista de sete coisas que você NÃO deve fazer caso queira amadurecer:

1- Se achar a “sabe tudo”, ser autorreferente: Podemos chamar também de pedante, que é aquela pessoa que sempre busca ostentar cultura e conhecimento que muitas vezes nem possui. O problema disso é que nem sempre conseguimos perceber se somos pedantes ou não, devemos refletir se não estamos sendo essa pessoa.

Muitas vezes descobrimos e aprendemos algo novo e começamos a achar que já sabemos de tudo, e com isso, nos tornamos arrogantes e ficamos paralisados. A pessoa que acha que sabe tudo, nunca busca aprender mais, ela sempre se coloca acima de quem está ensinando, e muitas vezes isso pode ser verdade, mas ainda sim, precisamos estar dispostos a ouvir e estar atentos para ouvir.

A pessoa autorreferente sempre fica pensando no que vai responder, na sua opinião própria, sempre preocupada com o que acha, isso é sinal de imaturidade; a pessoa que tem autoestima verdadeira e solidificada nas virtudes passa longe disso, então precisamos perceber que podemos cair nisso facilmente e buscar a humildade, ser simples e saber ouvir, se colocando no nosso lugar.

2- Achar que o amadurecimento tem a ver com a idade: Algumas pessoas acham que por serem mais velhas, são mais maduras, e é óbvio que algumas pessoas mais velhas podem ter mais experiências que pessoas mais novas, mas é imaturo da nossa parte achar que só porque somos mais velhos, somos mais maduros.

Uma pessoa amadurece de acordo com a postura dela diante da vida, então se você é uma pessoa mais velha que já viveu muita coisa, mas que não viveu bem esses momentos e não teve uma postura de aprendizado, você pode ser mais imatura do que pessoas que são mais novas, mas que estão buscando aprender com as coisas da vida.

E muitas vezes você resolve ficar estagnada, se ficamos paradas esperando o tempo passar, não é sinal de que estamos amadurecendo. Não existe isso de estar parada, ou estamos indo para frente ou estamos indo para trás, então precisamos lembrar sempre que o amadurecimento não tem a ver com a idade, mas com a forma com que lidamos com as situações da vida.

Lembrei agora da história de Carlo Acutis, ele morreu com 15 anos, mas se você ver as coisas que ele disse, poderá perceber que ele é muito mais maduro do que muitas pessoas que estão numa idade mais avançada, isso ilustra muito bem o que estamos falando aqui. 

3- Buscar se basear no que as pessoas pensam de você: Eu sempre uso a frase “és o que és”, e isso quer dizer que você não é melhor ou pior porque as pessoas te elogiam ou te criticam, você é o que é. 

Então às vezes diante de uma crítica, se ela for verdadeira, podemos pensar que é verdade, que somos assim e que devemos melhorar, mas se nos conhecemos e sabemos que a crítica não tem fundamento, podemos ficar tranquilos, porque não somos daquele jeito.

É imaturidade se preocupar com o que os outros pensam de nós, uma pessoa que fica preocupada com a própria reputação o tempo todo se assemelha com aquela pessoa que quer tomar remédio para tudo o tempo todo, achando que está cuidando da saúde enquanto a prejudica. A nossa reputação não está sob nosso controle, nós somos quem nós somos, devemos ter maturidade para filtrar o que as pessoas estão falando sobre nós.

4- Reclamar de tudo o tempo todo: É imaturidade olhar para as situações do dia a dia sempre de forma negativa. É próprio das crianças olhar para tudo o que acontece e não conseguir resolver problemas, dependendo dos pais o tempo todo, mas a vida adulta é o oposto disso.

Nós enquanto adultos devemos ter esse olhar para resolver as coisas em vez de ficar reclamando, se ficamos reclamando de tudo, do clima, das pessoas, e de tudo o mais, nos assemelhamos a uma criança birrenta, que não tem meios de ação e reclamam de tudo. 

A reclamação não nos leva a nada, e quando reclamamos, deixamos de olhar para a realidade, a situação se torna pesada, então devemos sempre buscar não reclamar e trazer soluções.

5- Fugir do silêncio, da reflexão e do autoconhecimento: A pessoa madura tem momentos de reflexão e exame de consciência, e não tem medo de bater de frente com ela mesma, buscando se conhecer melhor, e geralmente as pessoas imaturas tem esse medo de olhar para dentro, então devemos buscar isso todos os dias.

É difícil fazer um exame de consciência todo dia, muitas vezes é trabalhoso e ficamos com preguiça, mas essa prática é um motor que nos leva em direção a melhora.

6- Pensar que autoestima tem a ver com a aparência: Nós fizemos a Jornada Reconstruindo a Autoestima no Youtube, e nesse evento nós falamos sobre aparência, ela é como a moldura de um quadro que complementa a beleza da pintura e cada pessoa tem a sua própria moldura.

Somente a moldura não se sustenta por si mesma, ela precisa de uma pintura para ser completa, do mesmo jeito que ninguém coloca uma pintura sozinha numa parede sem uma moldura.

7- Se comparar com as pessoas e se esquecer das particularidades de cada um: Cada pessoa tem seus defeitos, qualidades, problemas e desafios, e a comparação é um mal tremendo que nos leva à inveja, tem um episódio da Série Autoestima em que eu falo somente sobre a comparação e explico sobre isso. 

E isso é próprio das crianças, elas querem sempre o que o outro tem pelo simples fato de ser do outro, só que muitas vezes levamos isso para vida adulta e deixamos de ter a noção de que os outros têm problemas e desafios para enfrentar.

Nós sempre tendemos a nos comparar com pessoas que estão numa posição melhor do que a nossa, com um tom de julgamento, “fulana está assim só porque tem dinheiro”, e coisas assim, mas devemos sempre fazer o inverso. Olhar para pessoas que estão numa situação pior do que a nossa, pessoas com dificuldades de saúde, dificuldade financeira, mas que deram o seu melhor de acordo com a sua própria circunstância.

Nós precisamos ter em mente que o processo de amadurecimento é uma luta diária que vai até o final da nossa vida, e se você quiser ajuda nesse processo, clica neste link e adquira o “Combo: O Caminho da Autoestima”. Agora eu quero saber, qual dessas sete coisas você precisa melhorar no próximo ano? Me conta nos comentários. Um beijo, fica com Deus e até mais.

Leia também...
Deixe seu Comentário