Oi, genteee! Recebo muitas mensagens de mulheres que querem se arrumar mas sempre colocam algum empecilho, seja dó de gastar as roupas e produtos para ficar em casa, seja não ter disposição, dinheiro ou conhecimento. Mas eu te garanto que tudo isso não é desculpa! Para resolvermos as coisas na nossa vida, precisamos entender a raiz do problema. Nesse caso, entender o porquê você não se arruma.
1- Por preguiça: Achamos mais fácil inventar desculpas, do que fazermos o que tem que ser feito. Ser preguiçosa não é não fazer nada, é fazer o que não deveria estar fazendo no lugar de algo que deveria. “Pessoas de grande atividade questionam, espantadas, a acusação de preguiça: “Eu, preguiçoso?”. E esquecem-se de que o ativismo, o fato de ter o dia atulhado de ocupações e agitado pela “correria”, pode ser um grande álibi da preguiça.”
2- Por falta de tempo: A rotina nos engole e se não nos organizarmos, não conseguiremos mesmo. Acabamos deixando o tempo passar e priorizamos sempre outras coisas mais urgentes, ao invés das importantes. Ao não se arrumar, você vai se desgastando aos poucos e deixando de alcançar coisas que gostaria. Por mais que não seja urgente, é importante!
3- Por dó de gastar as roupas e as maquiagens: Há coisas que quanto mais tentamos preservar, mais perdemos. E isso vale para as roupas. Inúmeras vezes guardamos uma roupa para usar em uma ocasião especial, e quando decidimos usar, ou ela já não nos serve, ou já enjoamos mesmo sem ter usado. Roupa foi feita para ser usada – para sujar, lavar e usar de novo.
4- Por achar que só devemos nosarrumar para sair, mas pra ficar em casa não: Eu não me arrumo pra ficar em casa, me arrumo para viver! Se eu não me arrumar para ficar em casa, não vou me arrumar nunca, porque a maior parte do tempo estou em casa. Nos arrumamos para uma festa ou para sair, pois julgamos que aquilo seja algo importante. Mas há algo mais importante do que o cotidiano?
5- Por não ter ânimo e disposição: O primeiro motivo pelo qual eu me arrumo é para melhor amar e servir as pessoas ao meu redor. O segundo, é que depois de me arrumar, me sinto mais disposta e animada, me sinto pronta para o dia. Se eu precisar sair, gravar, fazer reunião, já estou pronta. Se estou cansada, não fico com “pena” de mim mesma ao me olhar no espelho, pois nem vejo minhas olheiras.
6- Por achar que é futilidade e vaidade: A vaidade é justamente o oposto da beleza: imagina uma pintura, uma obra de arte muito bonita. Ninguém prega essa pintura valiosa na parede com fita durex sem moldura alguma, e se fizer, ficará perceptível que falta alguma coisa. O mesmo acontece conosco, nós somos essa obra de arte que tem em si, na sua essência, uma beleza única que é o valor da própria vida. Isso é algo inegociável, o próprio valor da sua existência já é algo belíssimo. E a moldura que colocamos nesta pintura, se assemelha aos nossos cuidados de beleza. Eles vêm para complementar a beleza que já temos.
Essas desculpas foram retiradas da aula 29 “A importância de se arrumar e como isso interfere na nossa autoestima” do Clube da Autoestima, se quiser se aprofundar no assunto e ver as 16 dicas de como combater essas desculpas, é só clicar aqui. Um beijo, fica com Deus e até mais.
Oi, Ana. Eu acho muito legal seu hábito de blogar mesmo com o destaque do youtube e do instagram. Me inspira a contibunar blogando também. Muito sucesso, saúde e criativade para você! 🙂