Oi, genteee! A próxima quarta-feira é a de Cinzas, e com ela iniciaremos a Quaresma, período de jejum, oração e esmola. Para te ajudar a viver bem esse tempo litúrgico tão importante da Igreja, trouxe 5 dicas simples, mas muito valiosas!
1- Entenda do que se trata a quaresma: É um tempo litúrgico que precede a Páscoa e nos convida à conversão, silêncio, penitência e oração, é uma preparação para a principal festa da Igreja, e esse período pode ser muito útil para você que quer se aprofundar na vida espiritual ou quer começar a dar os primeiros passos em direção a ela. São quarenta dias onde você se abstém de alguma coisa na intenção de fazer penitência, que se dedica com mais atenção para as suas orações e volta o seu olhar para os mais necessitados.
2- Faça um jejum prático: Muita gente fala que durante a quaresma faz “jejum de fofoca” ou “jejum de falar mal dos outros”, tudo isso é muito bom, mas é algo que devemos levar a sério durante todo o ano e não somente na quaresma. Nesse período, uma dica muito importante é fazer jejum de algo prático, por exemplo, ficar sem tomar qualquer bebida durante as refeições, ou ficar sem sobremesas, geralmente quando se trata de jejum de comida fica mais fácil de decidir, mas você pode ver como anda a sua vida espiritual e escolher um que sabe que, mesmo sendo difícil, consegue fazer.
3- Faça orações simples, mas efetivas: Se você tem dificuldades para rezar ou se ainda não tem muita prática com isso, você pode selecionar algumas poucas orações prontas para fazer durante o dia, não precisa ser nada muito complexo ou bem elaborado, você pode optar por algumas jaculatórias, salvar no seu celular e em alguns horários específicos reza-las. Um bom exemplo é o Angelus ao meio dia, o Pai Nosso ao acordar ou três Ave Marias antes de dormir. É muito importante começar, mesmo que seja com coisas simples.
4- Frequente a Igreja mais vezes na semana: A quaresma é um tempo de nos atentarmos mais para a nossa vida interior, ter mais contato com as coisas sagradas e nos colocar mais na presença de Deus, e uma coisa que pode te ajudar nisso é visitar a Igreja perto da sua casa mais vezes por semana, muitas vezes as imagens sacras e o silêncio característico desse ambiente pode te servir de apoio para ter uma maior intimidade com Deus. Pode também se esforçar para frequentar a missa mais vezes na semana.
5- Tenha um momento a sós com Deus diariamente: Se você já tem o costume de separar algum tempo para ficar sozinha e se dedicar à sua vida espiritual isso é muito bom, mas se não tem, a quaresma é um ótimo período para você começar com essa prática. Pegue cinco minutos do seu dia para pensar nas coisas que você é grata, para se arrepender dos seus erros cometidos durante e de refletir em quais situações você poderia ter sido uma pessoa melhor, mas que acabou passando despercebida. Caso já se dedique a isso, se esforce para estar mais atenta e presente nesse momento.
Caso queira dicas práticas para viver bem esse tempo litúrgico, clica aqui. Um beijo, fica com Deus e boa quaresma!