17 de novembro de 2020
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10 dicas para influencers em 2020

Oi, genteee! Vou compartilhar com vocês 10 dicas que são fundamentais para quem é ou deseja ser digital influencer. Lembrando que elas também valem pra quem tem marca, loja… São dicas para criadores de conteúdo em geral! Eu estou trabalhando na internet há 8 anos e nesse tempo todo aprendi muita coisa, errei e acertei ao longo dessa jornada. Por isso, as dicas que trouxe são valiosas para quem está ou pretende começar a trabalhar com isso.

1- Seja constante: Isso é muito importante, de nada adianta você pegar todas as minhas dicas e fazer apenas uma ou duas vezes, é necessário fazer sempre. A constância é algo difícil de se alcançar, porque há dias de menos vontade, de preguiça, ou até que algo te impede, mas mesmo assim você precisa se determinar a fazer as coisas, precisa pegar a criação de conteúdo, seu Instagram ou YouTube como uma responsabilidade e se comprometer consigo mesma a fazer isso acontecer. Não se comprometa com muita coisa a ponto de não dar conta, é melhor ser fiel no pouco e não decepcionar o seu público, do que dizer que vai fazer muitas coisas e acabar não conseguindo cumprir. Se tem muita dificuldade em ser constante e de se organizar, assista essa live que fiz no meu Instagram com a Cássia Kawamura em que a gente fala sobre esses dois assuntos de forma fácil e muito completa.

2- Defina os seus nichos: Você precisa definir sobre o que vai falar. Sei que muitas pessoas têm dúvidas, não sabem o que falar ou querem falar de tudo. Se você faz parte de um desses grupos a minha dica é que não comece (ainda). Indico que tire um tempinho antes para pensar naquilo que você realmente é boa e anote em uma lista, a partir disso você vai conseguir definir seus nichos com base naquilo que você gosta e de fato sabe falar ou fazer, por exemplo, se você é boa na cozinha, talvez culinária seja um bom nicho, ou se gosta de livros e lê muito, talvez um bom nicho para você abordar seja o da literatura. Dando o exemplo dos meus principais nichos que são beleza, estilo de vida e moda: dentro de beleza falo sobre maquiagem, cabelo, cuidados com a pele, etc, e dentro de moda mostro meus looks, acessórios, etc, ou seja, dentro dos nichos você consegue ir ramificando vários outros, mas para isso dar certo é necessário que seja coerente e que eles estejam intimamente interligados, e isso já explica o porque não devemos falar sobre tudo.

3- Tenha uma linha editorial: Isso é como se fosse a sua essência, seus valores, aquilo que é inegociável, e é importante porque sempre que você se sentir meio perdida, sem inspiração ou estiver pra baixo, é ela que vai te ajudar a voltar para o eixo. “Tá, mas qual a diferença entre nicho e a linha editorial?”. Vou explicar com exemplos: existem muitas meninas que falam sobre beleza, dão dicas de maquiagem, cabelo e eu sou uma delas, a linha editorial é o que nos diferencia, vocês podem perceber que mesmo a gente falando sobre o mesmo nicho, temos públicos muito diferentes. Dentro da minha linha sempre tento enaltecer a Beleza que nos leva ao que é Bom e Verdadeiro, ao que nos remete a grandeza e beleza de Deus. E é por isso que eu falo não somente da beleza relacionada a maquiagem e skincare, mas também da beleza do cotidiano, da natureza, das pequenas coisas ao nosso redor, como a decoração da casa, a mesa posta… Isso conversa com o meu outro nicho que é estilo de vida. Está tudo muito alinhado e eu tenho que ser fiel a isso porque é a essência do Apenas Ana, é essa essência que vai fazer as pessoas que chegam até o meu perfil decidirem se vão ou não ficar, o público será definido com base nela. Fiz uma live no Instagram com a Thais Schmitt sobre como ter um público fiel e engajado, e falamos bastante de como transparecer a personalidade e fidelizar o público.

4- Tenha uma identidade visual: Para fazer isso defina uma paleta de cores, as que você usa dizem muito sobre você, sobre sua loja, empresa, por isso saiba escolher as que passem a mensagem que você deseja. Tenha um feed harmônico, para isso aprenda a fazer fotos que harmonizem entre si. Na hora de escolher as fontes, certifique que estão passando a essência dos seus conteúdos. Tudo isso eu fui aprendendo com o tempo, existem muito truques e segredos por trás que demoramos um pouquinho para aprender mesmo. Tem uma aula no meu curso Instagram de Personalidade onde dou dicas de quais os melhores aplicativos para organizar o feed, os filtros que tem a ver com a minha personalidade, etc.

5- Saiba do que você está falando: Não fale de nada sem antes estudar, se aprofundar e se debruçar sobre aquele assunto. Você precisa dominar o nicho que escolher, não adianta querer falar de algo que não sabe, não tem habilidade e não domina. Aquilo que você se propor a fazer tem que saber fazer, para conseguir falar com propriedade e autoridade, porque é isso que vai cativar o público e fazer com que as pessoas permaneçam.

6- Não queira agradar a todos: Essa é uma dica valiosa, quando queremos agradar demais todo mundo, uma hora pesa, porque isso é impossível. Se tentar, vai chegar um momento em que não terá mais liberdade com o seu público, e isso é ruim porque a nossa relação com ele deve ser de amizade, ou seja, amar as mesmas coisas e rejeitar as mesmas coisas, é através disso que você se identifica com uma pessoa, e é assim que ele vai se identificar com você. Se você tem um público fiel e que segue a mesma linha, confia de fato em você, isso vai fazer toda a diferença, pois vai ter um público genuíno. Tem uma aula sobre engajamento no meu curso que falo sobre isso também.

7- Saiba lidar com as críticas: Elas virão em algum momento, dificilmente alguém não receberá críticas. Uma coisa que aprendi e me ajudou muito foi não me apegar muito aos elogios, porque a mesma pessoa que está te aplaudindo hoje, pode estar te apontando o dedo amanhã. Você não é melhor, nem pior porque as pessoas te elogiam ou te criticam, por isso não se apegue demais aos elogios, seja grata e tenha uma relação de carinho com seu público, mas não fique completamente apegada porque uma hora as críticas virão e se você se apega demais a eles, seu mundo vai desmoronar quando receber uma crítica. Lembre-se que seu trabalho não é pra você e sim para o outro, por isso entregue seu conteúdo de qualidade e esteja a serviço do seu público. E quando as críticas chegarem o que importa mesmo é ser fiel ao que você se propôs a fazer, sendo fiel a sua essência e ajudando as pessoas que se identificam com você, com quem é e com seu conteúdo. Tem um vídeo no canal sobre como lidar com as críticas e nele eu aprofundo mais nesse assunto.

8- Interaja e converse com o seu público: Se você está começando agora, responda todos os comentários, directs, menções, etc. Pode ser que em algum momento você não consiga responder tudo, mas todos os dias tire um tempinho para dar atenção às pessoas que te acompanham. Essa interação é necessárias porque isso vai fazer a pessoa se sentir sua amiga e a se fidelizar.

9- Tenha uma narrativa: Sabe quando estamos lendo um livro que tem uma história muito boa a ponto de a gente não querer parar de ler, de querer saber o que vai acontecer? Pois é basicamente essa sensação que você precisa passar para o seu público, ele tem que querer saber o que vai acontecer amanhã, o que você vai postar e ficar com o gostinho de quero mais. Isso vai fazer a pessoa sempre ser fiel e voltar para consumir seu conteúdo. Por isso, conte uma história. Ah, e tem uma aula no meu curso sobre esse assunto de forma mais aprofundada.

10- Não queira ser influencer somente para fazer parceria, para ser notada por marcas: Ser notada é consequência de um trabalho bem feito. Uma empresa tem que querer fazer parceria com você por notar o seu valor, por ver que produz e entrega conteúdo para o seu público e não por ser uma pessoa que divulga marcas. Para isso é necessário ter um público que confia em você, e isso só acontece quando se entrega um conteúdo relevante e trabalha sério.

Dica extra: Perseverem, nada acontece rápido. Desejo que o trabalho de vocês seja algo bom e frutuoso. Para isso é preciso preparar a terra, colocar semente, regar, ou seja, é todo um processo e o nosso trabalho na internet não é diferente, não esperem as coisas acontecerem do nada porque isso requer um trabalho duro.

Separei todas essas dicas com muito carinho e espero que ajudem vocês. Um beijo, fiquem com Deus e até a próxima.

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