Oi, genteee! Existem coisas que só conseguimos fazer quando queremos, e a mudança de hábitos é uma delas. Mesmo que tenham pessoas à nossa volta tentando nos ajudar, se nós não queremos ser ajudados, não adianta. Então se você deseja mudar seus hábitos, sejam eles alimentares, físicos ou comportamentais, trouxe 10 dicas que vão te ajudar nesse caminho de mudança.
1- Pense na pessoa que você quer ser: Muitas vezes nós acabamos sendo pessoas completamente diferentes do que gostaríamos, acabamos fazendo o mal que não queremos e deixando de fazer o bem que queremos. Uma coisa que pode ajudar é pensar e até anotar, em quem você quer ser, quais virtudes gostaria de ter, como gostaria de tratar as pessoas a sua volta.
2- Agora faça o contrário, pense em quem você não quer ser: Pense em todos os defeitos e atitudes ruins que você tem tomado ao longo dos anos e tenha muito claro na sua mente que você não quer ser assim! Enxergar esses hábitos como algo que influenciam diretamente na nossa vida, em quem nós somos, na forma como nos enxergamos e refletimos para as pessoas é extremamente importante para querer mudar.
3- Trace um plano prático de mudança: Para que você consiga ser melhor nas coisas que anotou e abandonar de vez os hábitos ruins, pense em quais coisas práticas você pode fazer ao longo dos seus dias que tornarão isso possível. Por exemplo, se você quer emagrecer ou ser mais saudável, já marque uma consulta com nutricionista, escolha um exercício físico para fazer e já defina em quais dias da semana fará, monte um cardápio mais saudável, etc.
4- Mudanças físicas geram mudanças em outras áreas da vida: Alimentação saudável é um poderoso remédio, porque somos o que comemos e se só damos ao corpo aquilo que é “ruim”, não podemos esperar que ele funcione a todo vapor e capacidade que poderia. Uma coisa vai puxando a outra, no esporte você pode pensar que nunca vai conseguir fazer tal movimento ou levantar tanto peso, e depois percebe que consegue e isso faz muito bem para a autoestima. Perceber que conseguimos mais, que o nosso limite é maior, que somos mais capazes do que imaginamos, faz muito bem para nós.
5- Saiba que não é um processo fácil: Muitas coisas requerem esforço, especialmente mudar hábitos ruins que temos muito fortes e enraizados em nós. Por isso é tão importante que, antes de tudo, você realmente queira realizar essa mudança na sua vida e entender o quanto ela vai te impactar positivamente, e impactar especialmente as pessoas que estão ao seu redor e convivem com você.
6- Sirva aos outros: Vejo que ainda existe um estranhamento muito grande quando falamos sobre servir, porque as pessoas não entendem o que é servir ao outro. Elas acham que vão se tornar escravas do outro, mas não é assim que funciona. A autoestima não é só sobre nós, é sobre servir ao outro e sobre como lidamos com quem está ao nosso redor, porque os nossos hábitos ruins refletem nas outras pessoas também. E no final das contas, traz uma autoestima muito grande saber que sou a pessoa que gostaria de ser para os outros.
7- Cuidar de si é um ato de amor ao próximo: Quanto mais você cuidar de si, mais estará amando seu próximo, porque você estará dando para sua família e amigos a tranquilidade de que eles não vão precisar te ver de uma forma ruim. Por isso, cuidar da sua saúde física e mental é super importante não só para você, mas para todas as pessoas que te amam e convivem contigo.
8- É mais fácil do que parece: Eu disse que não é um processo fácil, mas saiba que não é tão difícil quanto parece. Sei que quando falamos em mudar a alimentação ou em começar a se exercitar, parece algo muito distante da nossa realidade, mas a realidade é que é mais simples do que imaginamos. Não é tão difícil quanto parece, mas requer sim muito esforço e dedicação, é sair da zona de conforto.
9- Seja constante: Hábitos são ações que nós repetimos, então para que algo se torne um hábito na sua vida, você precisa repetir muitas e muitas vezes até que se torne automático. Não desanime nas primeiras dificuldades, mudar os hábitos ruins de uma vida toda não acontece de um dia para o outro, é preciso persistir e levantar sempre após as quedas.
10- Pense nos pontos positivos que a mudança trará: Ter bons hábitos faz toda a diferença na nossa vida, muda muito a nossa autoestima e a forma como servimos os outros, além disso, quando temos saúde ficamos mais felizes, temos mais vivacidade, nos tornamos pessoas mais agradáveis de se conviver. Pensar em todos esses pontos positivos nos ajuda a ser constantes na nossa decisão.
Esse é um trecho da aula Como criar bons hábitos e ter rotina, da Vanessa Lino para o Clube da Autoestima! Caso queira se aprofundar nesse tema e ter acesso ao nosso material de apoio, clica aqui! Um beijo, fica com Deus e até mais.