Oi, genteee! Por que a autoestima é importante? Eu decidi falar sobre isso porque muitas pessoas quando vão pesquisar sobre a autoestima, pesquisam justamente isso. Querem saber porque ela é importante, qual diferença vai fazer na nossa vida, e isso ajuda até a identificar o que está desajustado na nossa vida.
1- Porque significa reconhecer o que há de estimável em nós: essa é justamente a essência da autoestima. O próprio nome já diz um pouco do que é autoestima, se você “estima” algo ou alguém significa que você admira, valoriza, enxerga um valor naquilo ou naquela pessoa e nós, seres humanos, só tendemos a estimar aquilo que é Bom e Verdadeiro. Nós só vamos ter autoestima – “auto” vem de nós mesmos – quando reconhecermos as coisas verdadeiramente boas que existem em nós, o valor da vida, da essência da vida humana. Para que a nossa autoestima se desenvolva e se torne sólida, precisamos trilhar um caminho de busca por coisas estimáveis: virtudes, servir aos outros, fazer as coisas bem feitas.
2- Porque nos impulsiona a buscar coisas boas: esse complementa o ponto anterior. A autoestima é um caminho que você vai trilhando, percorrendo, às vezes você cai, erra, se levanta e segue em frente. O que vai te fazer ter autoestima não é simplesmente “chegar lá” porque para ser a nossa melhor versão, temos que ir trabalhando. Quando estamos buscando, com coisas concretas na nossa vida, ser uma pessoa melhor, isso já eleva a nossa autoestima.
3- Porque nos ajuda no nosso autoconhecimento: Só conseguimos ter autoestima se ela andar junto com o autoconhecimento, porque como já foi dito nos pontos anteriores: para se ter autoestima é necessário reconhecer nosso valor, e só conseguimos fazer isso através do autoconhecimento. E é por isso que falo tanto da importância de fazer exame de consciência, de olhar para dentro de si no final do dia por alguns minutinhos e pensar no que fez de bom, no que fez de mal, o que que precisa ser melhorado amanhã. O autoconhecimento também é um caminho, nunca vamos nos conhecer por completo, até porque mudamos muito e todos os dias vamos descobrindo alguma coisa sobre nós mesmos. Ah, o autoconhecimento ajuda também a conhecer os nossos gostos, estilo, o que nos agrada ou não nos agrada, o que faz parte da nossa personalidade, temperamento, enfim. Todo esse autoconhecimento auxilia no nosso processo de autoestima.
4- Porque nos faz mais humildes: a humildade é a verdade. Se buscarmos nos conhecer e ver quem nós somos de verdade, veremos que existem muitas misérias, que deixamos de fazer o bem que gostaríamos e fazemos o mal que não gostaríamos de fazer. Vivemos essa constante luta por ser melhor. A autoestima nos faz mais humilde porque reconhecemos as nossas misérias, reconhecemos que não somos perfeitas e “nos colocamos no nosso lugar”.
5- Porque impacta em todas as áreas da nossa vida: A nossa vida tem que ter uma unidade, não podemos uma no meu trabalho e outra em casa, outra com o filho, etc. Temos que ser quem somos em todas essas áreas, ter a nossa personalidade e essência em qualquer lugar. Se a nossa autoestima está abalada teremos dificuldade e inseguranças nos relacionamentos, e é por isso que, quando a buscamos, temos um impacto positivo em todas as áreas da nossa vida.
6- Porque nos faz ter um olhar mais positivo e esperançoso sobre o outro: Se fazemos o exame de consciência, se temos humildade e reconhecemos as nossas misérias, conseguimos ter mais paciência com o outro. Essa mudança não pode ser egoísta e parar em nós, ela tem que nos impulsionar a ter o olhar esperançoso para o outro, reconhecer que se você mudou, ele também consegue. Devemos sempre pensar: se aquela pessoa tivesse aprendido tudo o que eu aprendi, ela seria muito melhor do que eu. Pode ser que não aproveitemos como deveríamos tudo o que aprendemos. A busca pela autoestima verdadeira nos faz ter um olhar esperançoso, porque quando não nos conhecemos, achamos que somos perfeitos e que os outros é que são difíceis de lidar, mas não é bem assim.
7- Porque impacta e influencia nas ações dos outros: Vejo isso acontecer na minha vida todos os dias desde que eu passei pela transição capilar e que comecei a passar por esse processo de autoestima, a minha vida foi mudando e eu fui passando isso para as outras pessoas que acabaram tendo as vidas mudadas de forma concreta e profunda. Isso aconteceu não porque eu tenho algum merecimento, mas sim porque uma vida humana vai tocando outras. Nós dependemos uns dos outros, e por isso é tão importante servir aos outros, ser entregue e generoso. Pequenas coisas que pensamos não fazer diferença, acabam gerando frutos nos outros também.
8- Porque melhora o nosso humor: A virtude do bom humor às vezes é menosprezada, mas é muito importante na nossa vida. Uma pessoa que tem autoestima, inevitavelmente vai melhorando o humor porque a vida vai se tornando mais leve, as coisas que antes pareciam grandes problemas vão se tornando mais simples e fáceis de resolver. Nós somos inconstantes como uma montanha russa, e temos que tentar ser mais leves às vezes, não se levar tão a sério, tentar resolver os problemas ao invés de ficar criando novos.
9- Porque ajuda a resolver problemas com mais facilidade: Se temos autoestima, se nos conhecemos, temos o olhar atento para a realidade, vamos saber resolver as coisas com mais serenidade, e não vamos ficar criando problemas em cima de problemas.
10- Porque nos faz buscar aquilo que verdadeiramente desejamos: Estamos sempre buscando coisas elevadas. Quando morremos, nosso corpo vai perecendo, mas aquilo que fizemos, as virtudes que alcançamos, as coisas boas que fizemos, ficam para sempre. Se temos sede por essas coisas que não perecem, é inevitável a busca pela autoestima. E qual é a fonte de tudo isso, senão aquele é Eterno? Entendem o quanto tudo isso tem a ver com a nossa sede por Algo que é eterno, que não passa? Se arrumar, cuidar da aparência é um meio, o nosso fim último é a eternidade.
É isso! Essas dicas foram tiradas da série Autoestima que você pode assistir clicando aqui. Caso você queira se aprofundar neste assunto, maratone a série e veja todos os posts sobre autoestima do blog clicando aqui. Um beijo, fica com Deus e até a próxima!