Oi, genteee! Um mal que afeta muitas pessoas é o medo do que os outros vão pensar ou falar delas, se você faz parte desse grupo, saiba que “aqueles que são cuidadosos e sensíveis com sua reputação assemelham-se aos que tomam remédios para todo tipo de pequenos incômodos; e que, pensando conservar a saúde, estragam-na completamente. (…) É preciso ser zeloso, mas não idólatra de nossa reputação, e, como não deve ofender o olho dos bons, também não se deve querer contentar o dos maliciosos.” Filotéia. Para te ajudar a se livrar desse mal, trouxe 10 pontos importantes pra você refletir.
1- As pessoas não estão pensando ou olhando para você o tempo todo.
2- Enquanto você paralisa a sua vida pensando no que os outros vão pensar ou falar, eles estão vivendo a vida tranquilamente.
3- Você não é o centro do mundo.
4- Se estiverem olhando, pensando ou falando de você, e daí? Isso é realmente o maior mal que teme?
5- Não seja apegada a sua reputação.
6- Quanto mais você quer salvar a sua própria vida, mais a perde.
7- Tenha personalidade. Viver conforme os outros esperam de você faz com que deixe o seu lugar no mundo “vazio” e busque lugares que já estão ocupados.
8- Seja humilde. Muitas vezes a raiz das suas inseguranças é a soberba.
9- Desapegue-se dos elogios, assim você aprenderá a desapegar também das críticas. Você não é melhor porque te elogiam nem pior porque te criticam. Você é o que é!
10- Ocupe-se. Busque ser e não parecer. Busque realmente alcançar coisas estimáveis.
Essas 10 breves reflexões foram retiradas da aula “o medo do que os outros vão pensar” do Clube da Autoestima, e nela nós nos aprofundamos muito mais nesse assunto! Se você quiser trilhar um caminho de amadurecimento e autoestima é só clicar aqui! Um beijo, fica com Deus e até mais.