Oi, genteee! Hoje eu trouxe pra vocês 15 dicas de como combater o frizz em excesso. Vale lembrar que o frizz é uma característica normal do cabelo cacheado, crespo, ondulado, e não deve ser encarado como problema! Mas sabemos que tem algumas coisas que fazemos que acabam causando mais do que o natural, e pra te ajudar a combater isso, vamos para as dicas:
1- Aceitação: O frizz é uma característica natural do cabelo e, principalmente para nós cacheadas, é preciso aceitar o cabelo como ele é, entendendo que vão ter dias em que estará mais definido, outros com mais volume, outros com mais frizz, e que isso é normal.
2- Cuidar e tratar o cabelo: Os truques e finalizações diferentes ajudam muito a controlar o frizz, porém quando está em excesso, são sinais de que o cabelo está muito poroso ou muito ressecado, precisando de cuidados. A dica é fazer cronograma capilar e caprichar nos tratamentos.
3- Lavar o cabelo na água fria: Uma das coisas que mais provocam frizz em excesso no cabelo é lavar com água quente, além de não fazer bem pro cabelo. A dica é lavar na ducha ou no tanque sempre que possível.
4- Não secar com toalha: O uso da toalha no cabelo, seja para secar ou até pra apertar os cachos causa muito atrito, dando mais frizz. Uma dica que você pode usar para substituir a toalha é optar pela camiseta ou algum tecido de algodão.
5- Usar cremes consistentes: A dica é finalizar o cabelo com cremes de pentear mais pesados e consistentes, ou até com mais óleos na composição, com eles é possível sentir que dá uma “desmaiada” nos fios.
6- Fazer finalização estruturada: Esse tipo de finalização consiste em dar atenção para cada mecha, fazendo fitagem e dedoliss se necessário, isso vai ajudar não só a não ter frizz em excesso e a ter bons day afters.
7- Deixar secar naturalmente: Para as cacheadas, crespas e onduladas com uma rotina mais corrida pode ser difícil deixar o cabelo secar naturalmente, mas é super importante evitar usar o secador porque ele causa muito frizz.
8- Usar o difusor ou peneira: Se precisar usar secador, aposte em um difusor ou até use a peneira, isso ajuda a não chacoalhar tanto o cabelo. Ah, mas acaba deixando ele mais encolhido, evite o uso se você não gosta desse efeito.
9- Dormir com coque abacaxi: Prender o cabelo para dormir ajuda a não embaraçar e formar nós. No dia seguinte é só passar água pra revitalizar e ativar os cachos que esticaram.
10- Usar touca ou fronha de cetim: As fronhas de algodão roubam a umidade do cabelo, causam atrito e acabam dando uma ressecada nos fios. Já as de cetim são perfeitas para evitar o frizz porque elas deslizam no cabelo. Se preferir, pode dormir com uma touca de cetim.
11- Aplicar óleo vegetal na hora de dormir: Diferente da umectação noturna, você só vai pegar um pouco de óleo e aplicar, como se estivesse aplicando óleo durante o dia. O cabelo vai sugar o óleo enquanto você dorme e no dia seguinte estará mais macio e brilhoso sem precisar lavar (como é o caso da umectação), e isso acaba ajudando no controle do frizz.
12- Revitalização no day after: Aposte em usar ativador de cachos ou gel para fazer sua revitalização no day after.
13- Fazer dedoliss: Essa técnica ajuda a estimular o cabelo, principalmente se ele não está tendo tanta forma.
14- Óleo reparador de pontas: Esse tipo de óleo forma uma capa brilhosa no cabelo e ajuda a controlar o frizz, é ótimo para ser usado em dias chuvosos onde os fios ficam mais arrepiados.
15- Evitar passar a mão no cabelo: Uma mania de quem se incomoda muito com o frizz é ficar passando a mão no cabelo toda hora na intenção de abaixar os fios, o problema é que quanto mais passa a mão, mais gera atrito e assim, mais frizz.
É isso! Espero muito que essas dicas tenham te ajudado e não esquece de colocar em prática, hein!? Um beijo, fica com Deus e até mais.